Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 27/10/2013 | 20h10

MAN aposta na diversificação de caminhões

Apresenta 14 produtos na Fenatran e espera que segmentos acima de 5 toneladas crescerão 10%

CAMILA FRANCO, AB

Para manter-se pelo 12 º ano consecutivo na liderança das vendas de caminhões no Brasil, a MAN Latin America, que hoje detém um terço de participação no mercado nacional, apresenta 14 veículos diferentes na 19ª Fenatran, Salão Internacional do Transporte, que ocorre de 28 de outubro a 1º de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e que recebe a imprensa especializada no domingo, 27.

“Este é o ano em que mais diversificamos o nosso portfólio de veículos para as marcas MAN e Volkswagen, baseados em quatro princípios: qualidade, sustentabilidade, eficiência e lucratividade. Os nossos produtos entregam novas potências, aplicações e mais produtividade” destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN.

O executivo, que confirmou recentemente investimento de mais R$ 500 milhões exclusivos para a planta da MAN de Resende (RJ) (leia aqui), aposta em gama ampla pois acredita que o mercado brasileiro de caminhões acima de 5 toneladas de PBT crescerá em torno de 10% este ano, chegando a 150 mil unidades. Em 2014, segundo ele, haverá mais um salto de 5% devido a cinco fatores: boa safra, continuação do PSI/Finame, obras de infraestrutura no País, renovação da frota e programas de compras do governo federal.

As expectativas são tão positivas para o Brasil que a MAN conseguiu convencer sete dos fornecedores da planta de Resende a se instalarem ao redor da fábrica. De acordo com Cortes, Suspensys e Meritor já estão erguendo as suas unidades para fornecer a autopeça e também montá-la diretamente nos caminhões MAN e Volkswagen. A Maxion também seguirá o mesmo caminho. E outros quatro fornecedores, que ainda estavam em negociação, bateram o martelo. Cortes acredita que pelo mais três parceiros farão o mesmo. Com o condomínio de fornecedores, a unidade de Resende fará 100 mil caminhões por ano a partir de 2016.

NOVIDADES

Uma das grandes estrelas da MAN na Fenatran é o novo cavalo mecânico da linha TGX, o 29.480 6x4. Com previsão de lançamento para meados de 2014, o veículo, que promete ser perfeito para operações de longas distâncias, é o mais potente de toda a linha, com 480 cavalos. Ele chega para ampliar a gama rodoviária TGX (28.440 6X2, 29.440 6X4 e 33.440 6X4), que recentemente ganhou mudanças sutis no design da grade frontal e do volante.

A linha Costellation também está mais potente e diversificada. Os modelos 19.420, 25.420 e 26.420, além do motor Cummins de 420 cavalos, chegam equipados com a transmissão automatizada de série V-Tronic. Os caminhões Volkswagen de 330 e 390 cavalos também poderão ser equipados com a transmissão. Além disso, é oferecida para toda gama Constellation a versão leito teto baixo para aumentar o conforto dos motoristas.

No Constellation 24.280, a transmissão automatizada V-Tronic é combinada ainda ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, patenteada e totalmente desenvolvida pela engenharia da MAN, torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa.

Entre os caminhões leves, o destaque é o Delivery 10.160 Plus, que possui maior capacidade de carga quando adaptado com o terceiro eixo (13 toneladas), e flexibilidade para diversas aplicações. Com ele, a empresa atenderá de forma ainda mais ampla o mercado de VUCs, que cresce a cada ano nos centros urbanos.

A linha Worker também aparece renovada na Fenatran com os novos 17.230 e 23.230, ambos equipados com motor MAN D08, de 230 cavalos. Ideais para entregas e serviços em áreas urbanas, como distribuição de bebidas, os veículos são parte da linha de produtos vocacionais da MAN Latin America.

Todos estes produtos, exceto o novo TGX de 480 cavalos, estarão disponíveis nas concessionárias do grupo a partir de segunda-feira, 28.

Assista à entrevista exclusiva com Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America:



Tags: MAN, Volkswagen, Fenatran, Roberto Cortes.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência