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Comerciais | 28/10/2013 | 15h00

Dunlop quer fabricar pneus para pesados no País em 2016

Planeja fazer inicialmente 350 unidades por dia na fábrica recém-inaugurada no Paraná

CAMILA FRANCO, AB

A Dunlop, marca de pneus do grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, que inaugurou sua primeira fábrica nas Américas em Fazenda Rio Grande (PR) no início de outubro (leia aqui), já tem planos de expansão.

Durante a 19ª Fenatran, Salão Internacional do Transporte, que ocorre de 28 de outubro a 1º de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, Renato Baroli, gerente comercial e de marketing da Dunlop, revelou que a planta, que atualmente faz pneumáticos para carros de passeio, SUVs e vans, deverá começar a produzir pneus para veículos pesados em 2016. Serão feitos no primeiro ano 350 deles por dia, segundo Baroli.

A fábrica paranaense tem 500 mil metros quadrados de área total, dos quais apenas 84 mil estão ocupados atualmente. “Temos grande potencial para construir novas linhas”, apontou o executivo. Para a expansão, um novo ciclo de investimento, adicional aos R$ 750 milhões que já foram aplicados na planta, deverá ser anunciado nos próximos anos.

MERCADO

Apesar de apenas importar pneus para veículos comerciais, a Dunlop tem conseguido crescer no segmento no Brasil. Atualmente, ela traz do Japão seis modelos com 20 aplicações diferentes. Em 2011, 270 mil deles foram vendidos. Este ano, serão mais de 400 mil. Todos são comercializados no mercado de reposição, no qual a Dunlop tem 4% de participação. A marca conta com cinco truck certers, número que deve saltar para 20 até 2015.

Baroli diz que só passará a fornecer para fabricantes de caminhões com a fábrica pronta em 2016. “Precisamos ter uma boa capacidade produtiva para atender a alta demanda das montadoras no Brasil.”

LANÇAMENTOS

Em sua primeira participação na Fenatran, a Dunlop apresenta dois lançamentos para o segmento de caminhões: os pneus SP871 e SP442. Feito para eixos de tração e aplicação regional de longa distância, o SP871, segundo Baroli, possui uma combinação de sulcos e blocos largos e profundos, além de composto otimizado de rodagem que proporciona melhor durabilidade. Já o SP442 é destinado a caminhões leves de uso urbano e tem melhor desempenho em superfícies molhadas, além de bom rendimento quilométrico.

Assista à entrevista exclusiva com Renato Baroli, gerente comercial e de marketing da Dunlop:



Tags: Dunlop, caminhões, pneus, Fenatran, Renato Baroli.

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