Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 28/10/2013 | 09h00

Motos superam carros em dez Estados brasileiros

Eles se concentram nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País

REDAÇÃO AB

Em dez Estados brasileiros, a frota de motocicletas supera a de automóveis. A informação foi levantada pelo jornal O Estado de S. Paulo a partir de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da associação que reúne fabricantes de motos e bicicletas, a Abraciclo.

As unidades da federação em que elas ultrapassam os carros em quantidade estão nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. São elas Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Para a Honda, que tem 81% desse mercado, as vendas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste passaram a responder este ano pela metade das vendas. O motivo levantado pela reportagem seria a saturação nos mercados do Sul e do Sudeste. O Maranhão é que tem maior participação de motocicletas na frota, 67%. No Estado há 677,6 mil unidades. Na Paraíba, onde as motos superaram os carros este ano, elas são 403,6 mil e respondem por 51% total do total.

O Estadão recorda que São Paulo tem a maior frota de motocicletas em unidades, 4,6 milhões, mas elas equivalem a 23% no confronto com os automóveis. O Norte e o Nordeste, porém, também sentem os reflexos da retração nas vendas que começou no primeiro semestre de 2012 pela restrição ao crédito e se estendeu por 2013, cujas vendas no acumulado de janeiro a setembro são 9,1% inferiores às de igual período do ano passado e obrigaram a Abraciclo a rever para baixo suas previsões de mercado para 2013 por duas vezes (veja aqui).

A alta da inflação e o receio de perder o emprego criaram outro problema, a redução do fluxo de motociclistas nas concessionárias, algo já sentido pela associação dos fabricantes no primeiro semestre deste ano.



Tags: Motos, motocicletas, Honda, Abraciclo, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Denatran.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência