Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fenatran abre as portas para o público

Eventos | 28/10/2013 | 20h19

Fenatran abre as portas para o público

MDIC garante que governo está empenhado em desenhar política de renovação de frota

GIOVANNA RIATO, AB

Depois de receber a imprensa no domingo, 27, a Fenatran abriu as portas para o público na segunda-feira, 28. A cerimônia de inauguração da 19ª edição da feira de transportes reuniu autoridades no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). Com 376 expositores, o evento deve atrair cerca de 60 mil visitantes.

Heloísa Menezes, secretária do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), aproveitou a ocasião para anunciar que o governo está empenhado em definir uma política nacional de renovação de frota.

Segundo ela, o BNDES e vários ministérios têm unido esforços para formular um programa eficiente. “Há discussão acelerada sobre isso. Tenho uma visão otimista sobre o avanço de uma política de renovação”, garantiu. Caso isso aconteça, o governo atenderá a um pleito antigo das fabricantes de caminhões. Atualmente, a substituição de veículos antigos tem incentivos apenas em algumas regiões. Há iniciativas do gênero no Porto de Santos, em São Paulo, e nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Durante a cerimônia de abertura da Fenatran representantes da NTC, associação do transporte de carga e logística, e da Anfavea, voltaram a pedir que o governo federal desenhe um programa para todo o País. Flávio Benatti, presidente da NTC, destacou que a organização já entregou propostas ao governo.

Além de definir uma política de renovação, a Anfavea enfatizou a importância de definir em breve como ficará o PSI (Programa de Sustentação do Investimento) em 2014. O pacote oferece condições especiais, como a redução dos juros para financiamento pelo BNDES/Finame, para a compra de caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Fernando Pimentel, do MDIC, já confirmou que o programa será estendido para o ano que vem, mas não detalhou se as taxas serão mantidas.



Tags: Fenatran, caminhões, Heloísa Menezes, frota, renovação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência