Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 22/11/2013 | 19h51

Polos franceses debaterão inovação do setor automotivo no Brasil

Empresas especializadas em P&D visam parcerias com indústria e institutos brasileiros

REDAÇÃO AB

Polos franceses especializados em pesquisa e desenvolvimento para o setor automotivo – Mov’eo, Lutb, ID4car e Véhicule du Futur – apresentarão suas inovações na área de motor e combustível a grupos brasileiros com a missão de promover parcerias tecnológicas. Em evento que ocorre de 25 a 29 de novembro, em São Paulo, serão divulgadas pesquisas francesas em sistemas de injeção, controle de combustão, sistemas de pós-tratamento, alternadores, bombas, compressores, combustíveis alternativos, gestão e engenharia digital de grupos motopropulsores (GMP).

Após passar por Estados Unidos, Japão e China, o grupo que visita o Brasil também visa estabelecer contatos que permitam desenvolver projetos colaborativos com institutos de pesquisa locais a fim de fomentar parcerias franco-brasileiras. Em São Paulo a delegação francesa visitará o centro tecnológico da Faurecia, em Limeira, e o centro de pesquisas da Rhodia em Paulínia. No Paraná, a visita inclui o complexo industrial da Renault em São José dos Pinhais, o Instituto de Tecnologia e a PUC, além de duas usinas piloto de biodiesel.

“Os modelos de clusters franceses têm muito a oferecer ao Brasil e a reunião entre polos franceses e brasileiros é uma maneira de incentivar a troca de conhecimento entre os dois países”, enfatiza Benoît Trivulce, diretor da Ubifrance no Brasil e conselheiro comercial da embaixada da França. “Um exemplo desse tipo de cooperação bilateral foi a assinatura, em maio de 2012, da carta de intenções entre clusters franceses e brasileiros com o objetivo de compartilhar a pesquisa francesa na área de materiais e procedimentos para a indústria de transporte, energia, robótica, mecatrônica e sistemas de inteligência.

A programação inclui um seminário com debates sobre a inovação e tendências do mercado automotivo no Brasil. Entre os participantes estão o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, que falará sobre o Inovar-Auto; o coordenador de produtos de Powertrain Engineering e especialista em diesel e biodiesel da PSA Peugeot Citroën, Flavio Gomes Dias; e o diretor de marketing em transportes da Petrobras, Alex Messias, para mostrar os projetos da estatal, como o Ecofrota. O seminário será realizado na sede da Ubifrance: Rua Marina Cintra, 94, Jardim Europa.



Tags: pesquisa, desenvolvimento, inovação, motor, combustível, França.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência