Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Porsche apresenta o Macan, seu SUV compacto

Lançamentos | 22/11/2013 | 19h50

Porsche apresenta o Macan, seu SUV compacto

Novo carro deve chegar ao Brasil até maio de 2014

REDAÇÃO AB

A Porsche apresentou ao público esta semana o seu mais novo carro, o utilitário esportivo (SUV) compacto Macan (quer dizer tigre em indonésio), que vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos pela marca esportiva alemã. Foram investidos € 500 milhões para produzir até 50 mil unidades do modelo por ano na fábrica de Leipzig, na Alemanha, onde também são montados o SUV grande Cayenne e o cupê de quatro portas Panamera. Com o Macan, a empresa completa em Leipzig seu portfólio de modelos que introduziram a Porsche em segmentos de maior volume em relação aos tradicionais esportivos de dois lugares fabricados em Stuttgart. Os pequenos Porsche emprestaram sua fama aos maiores, que duplicaram as vendas da marca em todo o mundo nos últimos anos.

O Macan foi apresentado durante o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde está o maior mercado mundial da Porsche. O modelo começa a ser vendido n os países de maior demanda no início de 2014. No Brasil, segundo o importador, o Macan deve chegar entre abril e maio do ano que vem.

O fabricante espera agora estabelecer novos padrões de esportividade no cada vez mais povoado segmento de SUV compactos, assim como aconteceu em outros nichos de mercado com o Cayenne e o Panamera – basicamente, carros para quem quer toda a potência e estabilidade que a marca costuma oferecer, mas com mais espaço. Segundo a Porche, o Macan incorpora muitos dos elementos de design aerodinâmico e alta potência dos outros carros esportivos da marca, para criar o que chama de primeiro SUV compacto esportivo.

O mais novo Porsche estará disponível em três versões, todas com tração integral controlada eletronicamente e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O mais simples é o Macan S, que tem motor a gasolina V6 biturbo 3.0 com 340 cv, para levar o SUV à velocidade máxima de 254 km/h e garantir aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono). O consumo de combustível informado pela Porsche, de acordo com o novo ciclo de direção europeu NCDE, fica entre 11,1 e 11,5 km/l.

O Macan S Diesel é o segundo mais caro da lista, mas também o mais econômico. Seu motor turbodiesel V6 3.0 faz entre 15,9 e 16,4 km/l, de acordo com a Porsche. Mas não tem nada de manso: com 258 cv, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos (ou 6,1 segundos com o pacote Sport Chrono) e chega a 230 km/h.

A versão topo de linha do modelo, Macan Turbo, provavelmente será o veículo mais potente do segmento, com motor V6 biturbo 3.6 litros de 400 cv, que está sendo usado pela primeira vez em um modelo Porsche. Com ele, o carro salta de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, ou 4,6 segundos com o pacote Sport Chrono, e vai até 266 km/h. Os valores de consumo, no entanto, são bastante comportados: de 10,8 a 11,2 km/l, segundo medições do fabricante.

O SUV compacto da Porsche também foi preparado para rodar fora da estrada, com pneus de uso misto com larguras diferentes, mais largos na traseira. A função off road é acionada por um botão no console, que em velocidade até 80 km/h ajusta automaticamente o câmbio e o torque da tração integral para trafegar em pisos de terra. O Macan pode ser equipado opcionalmente com suspensão a ar, com três níveis de ajuste de altura do solo: alta, normal e baixa. A opção “High Lever” só é acionada no modo off road e deixa o veículo 40 milímetros acima do “Normal Level”, de 230 milímetros.

O Macan Turbo vem equipado de série com a suspensão ativa PASM (Porsche Active Suspension Management), um sistema ajustável de absorção de choque, controlado eletronicamente, que regula de maneira ativa e contínua a força de amortecimento nos eixos dianteiros e traseiros. Dependendo da preferência e necessidade, o motorista pode escolher três programas: “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”. A PASM também pode ser instalada como opcional no Macan S e S Diesel.

A lista de equipamentos especiais opcionais inclui ainda outros sistemas sofisticados, como o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), que distribui diversos níveis de torque de direção às rodas traseiras e trabalha em conjunto com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro, controlado eletronicamente. A lista de também tem o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus), que ajusta de maneira contínua o nível dos faróis de acordo com o tráfego à frente e em direção contrária.



Tags: Porsche, Macan, SUV, utilitário esportivo, lançamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência