Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 25/11/2013 | 19h10

ZEN investe R$ 36 milhões em projetos até 2015

Parte da quantia financiada pela Finep está sendo usada para ampliar laboratório de P&D

REDAÇÃO AB

A fabricante de autopeças ZEN conseguiu por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) aprovação de investimento de R$ 36 milhões para projetos a serem realizados até 2015. Parte destes recursos já está sendo direcionada ao novo laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa, que teve a área construída ampliada em 20%, ganhou novas bancadas para validação de polias, além de nova área de montagem de protótipos e análise de produtos da concorrência.

Em comunicado distribuído na segunda-feira, 25, a ZEN conta que esta é a terceira vez que consegue participar do programa de financiamento da Finep. A empresa investe anualmente 5% do seu faturamento em P&D com o objetivo de lançar novos produtos e qualificá-los para o mercado original e de reposição. O percentual do faturamento com novos produtos teve um aumento de 14% em 2007, para atuais 25%.

“A ZEN consegue obter financiamento do governo porque possui engenharia própria, desenvolvendo produtos e processos inovadores que tornam a empresa competitiva no mercado automotivo mundial”, salienta Gilberto Heinzelmann, presidente da ZEN.

Segundo Cristiano Foppa, gestor de pesquisa e desenvolvimento, por meio dos financiamentos anteriores, a fabricante diversificou suas linhas de produtos e desenvolveu novos canais de distribuição, gerando 13 patentes desde 2006. A mais recente tecnologia protegida por patente mundial é a polia de alternadores OAD (Overrunning Alternator Decoupler), usada em carros de alto padrão e também com motores de 3 cilindros, a maioria fabricados nos Estados Unidos e na Europa. A polia apresenta performance superior, devido ao menor nível de vibração e ruído, além de maior eficiência energética.



Tags: ZEN, investimento, pesquisa, desenvolvimento, laboratório.

Comentários

  • Henio Petrini

    Parabens a ZEN, trata-se de uma excelente empresa com excelentes profissionais, tive a oportunidade de conhecer alguns e espero que ela continue a crescer e ter muito sucesso!!!

  • Mario Marcelo

    Parabenizo essa grande empresa brasileira,pois , como a maioria das nacionais, enfrentam diuturnamente grandes desafios e mesmo assim encontram forças para seguirem em frente .Sucesso para sempre à ZEN.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência