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Marketing | 27/11/2013 | 18h26

Renault busca fidelizar clientes via web

Com cara de rede social, site My Renault reúne donos de carros da marca e oferece descontos

PEDRO KUTNEY, AB

A Renault apostou no formato de rede social para criar um site que reúne proprietários de carros da marca no País. O My Renault começou a ser desenvolvido em maio passado e estreou este mês. O espaço agrega na web diversas informações sobre o carro (incluindo datas de revisões e manutenção) e seu dono, além de oferecer vantagens e descontos para os clientes que podem se cadastrar sem nenhum custo no endereço www.myrenault.com.br. “Funciona como ferramenta de fidelização. Com base em exemplos de outros países onde essa plataforma já é aplicada, as pessoas que se cadastram tendem a comprar novamente um Renault”, explica a gerente de marketing Marcela Campos, que veio do setor de cartões de crédito para desenvolver o projeto na fabricante de veículos.

A plataforma de relacionamento via internet da Renault já existe em mais de 30 países, mas o Brasil é o primeiro a testar o formato com cara de rede social. “Desenvolvemos esse projeto como piloto específico para o País, porque os brasileiros estão acostumados com essa dinâmica de navegação na web”, conta a gerente. Segundo ela, para se cadastrar no My Renault o usuário insere as mesmas informações e gasta tempo parecido com o que faria para inscrever seu perfil no Facebook. Mas neste caso o clube virtual só aceita proprietários de um ou mais carros da marca, por meio da identificação do CPF registrado no banco de dados da montadora.

“O projeto tem origem na mudança de visão da montadora, que antes pensava mais em vender carros e nem tanto em fidelizar o cliente”, afirma Marcela Campos. “Essa plataforma é uma maneira de conhecer melhor esse cliente, oferecer a ele todas as informações que precisa sobre o produto e agregar vantagens.” Ela informa que foram enviados por e-mail 350 mil convites a potenciais participantes do My Renault. A projeção é de reunir 15 mil pessoas no site até o fim deste ano e chegar a 150 mil em 2014. “Claro que existe potencial para bem mais que isso olhando para quantos carros vendemos, mas é um número baseado na experiência nos países onde essa ferramenta já existe”, pondera a executiva.

VANTAGENS

Para atrair clientes ao My Renault, a montadora oferece uma série de vantagens, a começar por um bônus de R$ 500 que poderá ser usado na compra de um próximo Renault. Os cadastrados também ganham desconto de 10% na compra de acessórios para seus carros e, a partir da segunda revisão, têm abatimento de 5% no custo, que aumenta cinco pontos a cada manutenção programada, chegando a 20% na quinta revisão.

O participante do My Renault ganha mil pontos no programa Quilômetros de Vantagens, que podem ser trocados por descontos e produtos na rede de postos Ipiranga, incluindo 5% de abatimento para quem comprar combustível pela web. “As possibilidades de parcerias como essas são infinitas e podem ser agregadas à nossa plataforma conforme for necessário”, explica Bruno Sátiro, analista de CRM (programa de gestão de relacionamento com clientes) da Renault, que trabalha diretamente no programa.

“Existem ofertas fixas e também as pontuais, como por exemplo a que está sendo feita agora, de desconto de 20% na compra de palhetas novas”, acrescenta. Todas as promoções, avisos de revisão e outros comunicados geram alertas enviados por e-mail.

Na sua conta do My Renault o cliente pode inserir informações pessoais, incluindo até uma foto (aos moldes das redes sociais), e as do seu carro, como quilometragem, placas e número de chassi e do Renavam. Caso tenha mais de um Renault, pode listar todos eles na sua “garagem virtual”.

São seis seções gerais: ofertas, revisões, serviços, dicas, acessórios e novidades. Ao acessar sua conta, o cliente pode ver uma timeline (linha do tempo) com até quatro meses à frente, onde estão listadas promoções, datas de revisões, dicas de uso e manutenção do carro, informações sobre a Renault e até a data de seu aniversário. Existe acesso direto on-line ao centro de atendimento, para conversas via chat ou e-mail.

De acordo com o endereço informado, também estão listados no site as concessionárias mais próximas. No futuro, esses pontos também poderão usar o My Renault para oferecer produtos, promoções e serviços para esses clientes.

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Timeline do My Renault: avisos sobre ofertas e revisões até quatro meses à frente



Tags: Renault, My Renault, fidelização, marketing, web, internet.

Comentários

  • Isac Campos

    Esta iniciativa da Renault é ótima, porem vale lembrar que todas estas informações devem chegar ao CRM do concessionário para o mesmo transformar estas interações em rentabilidade efetiva. Ex: A km atualizada pelo cliente deve ser enviada online para o CRM do concessionário, para o mesmo refazer o calculo da km vs plano de revisão do veiculo e agendar ativamente a revisão do mesmo. Por isto o CRM do concessionário é peça fundamental nestes processos de fidelização.

  • Márcio Rielmerson

    A Renault está de parabéns pela iniciativa e ferramenta, porém corroborando com o post anterior a integração Montadora (Site Renault) e Concessionária é fator preponderante para o sucesso dessa empreitada, visto que torna-se dispendioso para concessionária alimentar dois sistemas de CRM.

  • Werner Reimer

    Em 1960 conheci o modesto Dauphine (através Willys) rodando com êle 13 anos. Voltei desde 1996, com RT19, Twingo, 2 Clio "Maradona", Clio Expression, e finalmente Sandero; só foram e é alegria com o ótimo atendimento Renault. O avanço tecnologico só vai evoluindo, mas sobre tudo é consequente do empenho humano de cada vez mais atender de modo especial os seus clientes. Parabens à Renault e toda equipe. Continuem assim e os clientes serão cada vez mais fiéis a vocês.

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