Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 04/12/2013 | 19h10

Governo gaúcho transfere terreno para fábrica da Foton

Contrato foi assinado na China

REDAÇÃO AB

A Foton Aumark do Brasil recebeu oficialmente a transferência do terreno de 100 hectares (1 milhão de metros quadrados) no município de Guaíba (RS), onde pretende instalar uma fábrica de caminhões da marca chinesa, com previsão de início das operações em 2015. O contrato de cessão foi assinado na terça-feira, 3, durante visita de representantes do governo gaúcho e da empresa a Pequim, na China, sede da Beiqi Foton Motor Co.

“A assinatura do contrato é mais um compromisso que o Estado está cumprindo para o importante projeto Foton”, destacou em nota Mauro Knijnik, secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), que representou o governo gaúcho. “Esse é mais um passo para a implantação da fábrica, de maneira que estamos mantendo o cronograma estabelecido. Aguardamos a licença de instalação da Fepam, o que deve acontecer em janeiro”, disse no mesmo comunicado Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark, empresa que representa no Brasil a montadora chinesa e que banca o investimento na fábrica brasileira.

Segundo a SDPI, Mendonça de Barros disse que o vice-presidente da Foton, Wang Xiangyin, fará visita de duas semanas ao Rio Grande do Sul em fevereiro de 2014, a convite do governador Tarso Genro. O executivo visitará indústrias fornecedoras do setor automotivo gaúcho.

Em Guaíba, o prefeito Henrique Tavares informou que o projeto com incentivos municipais à Foton deverá ser votado na próxima semana pela Câmara Municipal.

A Foton Aumark anunciou em agosto a construção de sua fábrica no Rio Grande do Sul (leia aqui), com investimento inicial de R$ 250 milhões para fazer caminhões de 3,5 a 24 toneladas, o que cobre 70% dos segmentos de veículos comerciais pesados no País. O aporte deve ser feito pela empresa brasileira, com recursos próprios e do BNDES, enquanto a fabricante chinesa entra no negócio apenas com transferência de tecnologia. A planta deve nascer com capacidade para fabricar 21 mil unidades por ano e o plano da Foton já prevê ampliação para 50 mil/ano a partir de 2018.

Com a promessa de construir a fábrica, no fim de novembro a Foton recebeu sua habilitação como investidora no Inovar-Auto (leia aqui). Com isso, nos próximos dois anos, até a planta ficar pronta, poderá importar da China, sem a sobretaxa de 30 pontos de IPI, até 7,5 mil caminhões similares aos que fará no Brasil.

Segundo a SDPI, a instalação da Foton dará preferência a comprar suprimentos de empresas instaladas no Rio Grande do Sul. Ainda em novembro, a empresa realizou encontros com 150 potenciais fornecedores do Estado (leia aqui). Nas importações de componentes, a prioridade de entrada será pelo porto do Rio Grande.



Tags: Foton, Foton Aumark, investimento, fábrica, Guaíba, Rio Grande do Sul.

Comentários

  • CLAUDIO TATSCH

    Boa tarde. É com muito orgulho que participamos do processo do licenciamento Ambiental, para a vinda da FOTON Caminhões para Guaíba, RS. Esperamos para breve a liberação da Licença de Instalação desta grande Empresa para nosso Estado. Será de grande importância para este município, com muitos empregos diretos e indiretos. Claudio Tatsch. Biólogo CRBio-075115-03-D

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência