Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mary Barra substituirá Akerson como CEO da General Motors

Carreira | 10/12/2013 | 15h55

Mary Barra substituirá Akerson como CEO da General Motors

A partir de janeiro ela será a primeira mulher a ocupar a presidência global de uma montadora

REDAÇÃO AB

A General Motors anunciou na terça-feira, 10, que Mary Barra, 51 anos, foi indicada pelo conselho de administração da corporação para substituir o CEO Dan Akerson, 65 anos, que deixará também o posto de chairman em 15 de janeiro de 2014. Mary passa a ser, assim, a primeira mulher a desempenhar o papel de executiva chefe mundial de uma montadora. Ela ocupa atualmente o cargo de vice-presidente executiva, responsável pelo desenvolvimento global de produtos, compras e supply chain.

Comunicado distribuído pela empresa reconhece que Akerson guiou a companhia em direção aos atuais lucros e a uma dramática melhora na qualidade dos veículos, encerrando o capítulo de participação do governo americano na GM.

O executivo antecipou em vários meses seu plano de sucessão depois de sua esposa ter recebido, recentemente, o diagnóstico de câncer em estágio avançado.

Mary Barra não irá acumular a presidência do conselho de administração da companhia, como acontecia com Akerson. Theodore (Tim) Solso será o novo chairman. Membro do conselho da corporação desde junho de 2012, ele foi previamente chairman e CEO da Cummins.

Com 33 anos de experiência na GM, Mary Barra atuou em uma série de atividades relacionadas à manufatura e engenharia, ocupando postos de comando no staff. O comunicado enfatiza que ela ajudou a companhia a dar a volta por cima após a concordata, revitalizando o processo de desenvolvimento e lançamento de produtos e estabelecendo novos padrões de qualidade na operação.

Mark Reuss, 50 anos, hoje vice-presidente executivo e presidente da GM América do Norte, irá substituir Mary no comando do desenvolvimento global de produto e compras.

Na mesma onda de mudanças, Dan Ammann, 41 anos, vice-presidente e chefe financeiro (CFO) da GM, foi nomeado presidente da companhia e assumirá responsabilidade pela condução das operações regionais, incluindo as marcas Chevrolet e Cadillac.



Tags: General Motors, GM, Dan Akerson, Mary Barra, Cummins, Chevrolet, Cadillac.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência