Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 10/12/2013 | 20h15

Mercedes-Benz começa a fazer o GLA na Alemanha

SUV compacto será feito também no Brasil

REDAÇÃO AB

A Mercedes-Benz começou a produzir em Rastatt, na Alemanha, o utilitário esportivo compacto GLA, apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt em setembro passado e que será feito também no Brasil, na nova fábrica de Iracemápolis (SP), a partir de 2016. O modelo é o quarto montado sobre a nova plataforma de modelos pequenos da Mercedes, depois do Classe B, Classe A e CLA. Segundo a fabricante, haverá ainda um quinto integrante da família a ser anunciado em breve.

“Há uma demanda muito forte por utilitários esportivos e veículos compactos pelos nossos clientes. O GLA nos permite combinar esses dois segmentos e atrair novos consumidores. Ele é o próximo marco de nosso plano estratégico de crescimento Mercedes-Benz 2020”, disse em comunicado Dieter Zetsche, presidente do conselho de direção da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis.

Desde 2009, a companhia investiu cerca de € 1,2 bilhão na fábrica em de Rastatt para produzir sua nova família. “Todos os veículos compactos podem ser produzidos com flexibilidade na mesma linha de montagem”, explicou no mesmo comunicado Andreas Renschler, membro do conselho diretor da Daimler para manufatura e suprimento da Mercedes-Benz Automóveis e Vans. O GLA foi introduzido na unidade ao mesmo tempo em que a fabricação do Classe A ocorre em três turnos, sem nenhuma redução nos tempos e volumes. A capacidade foi ampliada com o GLA e parte da montagem do Classe A foi remanejada para outro prédio. Os carros compartilham até 70% dos componentes, o que facilita muitos dos processos.

Além de Rastatt, que fabrica o Classe B, Classe A, CLA e agora o GLA, a Mercedes-Benz produz carros compactos em Kecskemét, na Hungria, onde faz o Classe B. Também aluga uma planta da Valmet Automotive em Uusikaupunki, na Finlândia, de onde mais de 100 mil Classe A deverão sair da linha de montagem até 2016.

O novo GLA completa um amplo portfólio de utilitários esportivos oferecido pela fabricante alemã. São cinco séries de modelos: GLA, GLK, ML, GL e Classe G.



Tags: Mercedes-Benz, GLA, Alemanha, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência