Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 11/12/2013 | 15h59

Voith aumenta em 50% fornecimento de transmissões automáticas para ônibus no Brasil

País representa mais de 15% da fabricação mundial do produto no Grupo Voith

REDAÇÃO AB

O mercado brasileiro de ônibus, que até novembro cresceu 13% contra 2012 (leia aqui) alavanca as vendas de transmissão automática das empresas que atuam neste segmento. É o caso da Voith Turbo, de origem alemã e atuante no Brasil há 20 anos, que registrou aumento em mais de 50% das vendas deste ano sobre os resultados anotados em 2012. Apesar de não revelar o volume entregue às montadoras nem informar a participação que tem neste mercado, por determinações da matriz, a empresa afirma ter alcançado a liderança do segmento e que a filial já responde por mais de 15% do fornecimento mundial de transmissões do Grupo Voith.

Em nota, o gerente executivo da divisão de veículos comerciais da Voith Turbo, Rogerio Pires, comemora o desempenho: “Já havíamos tido um ano excepcional em 2012, mesmo com a retração que ocorreu no mercado, porém 2013 foi ainda melhor. O mercado total de transmissão automática para ônibus urbanos no Brasil cresceu muito nos últimos anos e hoje mais de 10% dos veículos urbanos produzidos no País já são vendidos com transmissão automática. A automação é um caminho sem volta no transporte público e reflete a necessidade dos frotistas em garantir desempenho e melhoria de custos, independente das condições de aplicação e mão de obra disponíveis”.

Segundo a empresa, mais de 7 mil transmissões automáticas para ônibus urbanos estão em operação na América Latina. Cidades como São Paulo e a capital chilena Santiago concentram cada uma mais de 2 mil veículos equipados com este tipo de câmbio da Voith. O executivo destaca a participação em sistemas como o Transmilênio de Bogotá (Colômbia), no qual a empresa forneceu todas as transmissões para os veículos Volvo e Mercedes-Benz que compõem sua frota.

“Hoje temos 100% dos veículos biarticulados em Bogotá e 100% dos veículos superaticulados em São Paulo, o que comprova nossa capacidade de oferecer um produto robusto e confiável, mesmo nas condições mais severas de operação.”

Outras cidades brasileiras também investem em ônibus com maior conteúdo tecnológico, como Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, além de São Paulo. Também acompanham o ritmo acelerado as exportações para Chile, Colômbia, África do Sul, Argentina e Uruguai. Em mercados mais maduros como Europa e América do Norte o índice de automação já ultrapassou os 100% há anos.



Tags: Voith, transmissão automática, ônibus, BRT.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência