Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 11/12/2013 | 17h04

Transmissão automática ZF equipa Iveco Guarani

Mesmo câmbio utilizado em caminhões e ônibus traz diferenciais pensados para o blindado

REDAÇÃO AB

O novo veículo de defesa Iveco Guarani, desenvolvido exclusivamente para o Exército Brasileiro e produzido a partir deste ano na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG) recebe a transmissão automática ZF Ecomat 6HP602, a mesma que equipa caminhões e ônibus com alguns diferenciais pensados para as operações severas do blindado.

“A transmissão é automática e conta com um conversor de torque que permite uma transferência de força contínua, fator essencial para aplicações militares. Outra vantagem é que o ‘motorista’ pode focar mais no ambiente e arredores e não na troca de marchas”, afirmou Stefan Prebeck, diretor de sistemas de eixos e transmissões fora de estrada da ZF.

Para equipar o veículo, a transmissão automática também traz diferença com relação à primeira marcha, que permite dar mais força ao motor na arrancada: “A primeira marcha tem uma distribuição maior de 5,6, sendo que o normal é 3,43. Com isso, o veículo ganha um arranque mais rápido, mesmo levando uma carga pesada. A transmissão automática da ZF tem três marchas a mais (seis no total) e, dessa forma, acelera mais rapidamente, oferece maior velocidade final, desaceleração mais potente e melhor força de tração”, explica Prebeck.

Fabricada na unidade da ZF localizada em Friedrichshafen, no sul da Alemanha, a transmissão automática Ecomat equipa, além do Guarani, outros veículos de defesa pelo mundo, como o tanque Iveco SuperAV (transmissão ZF 7HP902), o utilitário Sherpa Medium MRAP (ZF 9S1310) e os caminhões de defesa da Renault, Sherpa Medium (ZF 6S1000) e Kerax, nas configurações 4x4, 6x6 e 8x8 (ZF 16S 2520 TO).



Tags: ZF, transmissão automática, Iveco, Guarani.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência