Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 06/01/2014 | 18h36

Daimler Trucks se aproxima de 500 mil unidades ao ano

Companhia conseguiu aumentar sua presença até mesmo em mercados em queda

MÁRIO CURCIO, AB

A Daimler Trucks deverá atingir sua meta de vendas para 2013 e entregar mais caminhões do que em qualquer ano desde 2006. Apesar de precisar lidar com um ambiente de mercado comparativamente difícil, a companhia de veículos comerciais se aproveita de sua presença global e de produtos adequados para cada região.

“A Daimler Trucks foi muito bem em 2013 graças à linha de produtos atraente e à ofensiva de crescimento em novos mercados. Pouco antes do fim do ano, já esperávamos superar o número de vendas do ano anterior, de 462 mil unidades, como anunciado anteriormente e, dessa forma, obter o melhor resultado de vendas desde 2006”, afirma Wolfgang Bernhard, membro do conselho de administração da Daimler AG responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses. O executivo refere-se aos resultados até novembro.

Nos primeiros 11 meses de 2013, a Divisão entregou 433,6 mil veículos das marcas Mercedes-Benz, Fuso, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses e BharatBenz. Como resultado, as vendas foram 2% maiores que no mesmo período no ano anterior, quando tinham sido vendidas 424 mil unidades.

Os números finais de vendas serão apresentados em um mês, na conferência anual de imprensa da Daimler. Ao comentar as perspectivas para 2014, Bernhard admitiu crescimento moderado em 2014 e a necessidade de grande empenho para vender mais de 500 mil caminhões em 2015.

DESEMPENHO NO BRASIL

O negócio também melhorou para a Daimler Trucks no Brasil, que enfrentou retração há dois anos com a entrada em vigor do Proconve P7. As entregas de janeiro a novembro de 2013 alcançaram 37,3 mil unidades, alta de 35,6%. A participação de mercado atingiu 24,4%. A empresa ressalta que as vendas para os primeiros 11 meses de 2013 incluem vários contratos importantes ainda não convertidos em emplacamentos.

AMÉRICA DO NORTE

As vendas foram estáveis na região do Nafta (Canadá, Estados Unidos e México), totalizando 124 mil veículos nos primeiros 11 meses do ano, com alta de 0,3% ante igual período de 2012, apesar de o mercado ter-se retraído ligeiramente. Como resultado, a participação de mercado nos veículos médios e pesados de Classes 6 a 8 aumentaram de 22,9% em 2012 para 38,8% em 2013.

Segundo a Daimler Trucks, esse sucesso em particular ocorreu em razão do novo caminhão Freightliner Cascadia Evolution, que teve mais de 22 mil unidades encomendadas entre seu lançamento e o fim de novembro.

EUROPA

A Daimler Trucks também reforçou sua liderança na Europa. Enquanto o mercado encolheu cerca de 6% na porção ocidental do continente, as vendas na Daimler Trucks aumentaram em 9% até novembro, para 56,8 mil unidades. A participação de mercado da divisão de caminhões médios e pesados aumentou de 23,6% em 2012 para 24,2%.

Na Turquia, a Daimler Trucks também superou o desempenho local. No país, o segmento caiu em mais de 10%, mas a empresa aumentou suas vendas em 3% de janeiro a novembro de 2013, com cerca de 17 mil veículos. Com isso, a Daimler Trucks aumentou sua participação de mercado local, aproximando-se dos 50%. “A Turquia é um exemplo claro da importância de atender cada mercado com produtos fabricados localmente. Continuaremos a adotar essa estratégia como parte de nossa ofensiva”, declarou Bernhard.

MERCADO ASIÁTICO

Na Ásia, as vendas foram afetadas por comportamentos de mercado variados e altamente voláteis. No Japão, as entregas aumentaram em 7% nos primeiros 11 meses de 2013, para 34,4 mil unidades. A demanda foi impulsionada por um programa de estímulo econômico do governo.

Na Índia, o mercado de caminhões encolheu 30% pela desaceleração econômica. Embora a marca indiana BharatBenz da Daimler Trucks tenha começado as atividades recentemente, chegou em quarto lugar no segmento de caminhões médios e pesados daquele país. Cerca de 6 mil BharatBenz foram vendidos até o fim de novembro.

A Daimler Trucks quer ganhar ritmo de crescimento adicional nos futuros mercados, assim como nos já existentes, tendo por base seu modelo de negócios introduzido na Ásia em 2013. Isso permite que a Daimler Trucks Asia explore o potencial criado pela interligação da Mitsubishi Fuso Truck e Bus Corp (MFTBC), sediada no Japão, com a Daimler India Commercial Vehicles (DICV).

Pela cooperação entre a MFTBC e a DICV, que inicialmente abrangem as unidades para desenvolvimento de produtos, produção e vendas, a Daimler Trucks Asia está utilizando os pontos fortes de ambas as empresas. O primeiro marco foi alcançado em maio de 2013, quando a produção de cinco novos modelos Fuso começou em Chennai, Índia. Esses modelos são destinados à exportação para mercados da Ásia e da África. Os primeiros foram entregues para Zâmbia, Quênia e Sri Lanka. Em 2020, a Daimler Trucks Asia planeja vender 290 mil veículos anualmente em todo o mundo.

CHINA E RÚSSIA

Em 2013, a divisão também intensificou sua cooperação com parceiros na China e na Rússia. A Beijing Foton Daimler Automotive Co., Ltd. (BFDA), que começou a produzir em meados de 2012, é a primeira joint venture 50-50 no segmento de caminhões chineses entre um parceiro local e um estrangeiro. Essa cooperação com a Foton assegura para a Daimler Trucks uma presença fundamental no mercado de caminhões chineses. Os caminhões da BFDA são vendidos sob a chancela da marca Auman. A joint venture vendeu em torno de 94 mil veículos durante os primeiros 11 meses de 2013.

Na Rússia, a parceria entre a Daimler Trucks e o líder de mercado Kamaz progride. Desde 2013, as cabines de caminhões Mercedes-Benz são instaladas na nova geração de caminhões da Kamaz. A Daimler Trucks oferece eixos e motores diesel para a Kamaz desde novembro de 2012. Kamaz e Daimler Trucks também operam duas joint ventures locais para a produção e venda de caminhões da Mercedes-Benz (Mercedes-Benz Trucks Vostok/MBTV) e Fuso (Fuso Kamaz Trucks Rus Ltd./FKTR).

Atualmente, a MBTV já monta e pinta as estruturas de caminhões na Rússia desde novembro de 2013. O movimento aumenta a flexibilidade da empresa e melhora sua cooperação com fabricantes de carrocerias.



Tags: Daimler Trucks, Mercedes-Benz, Wolfgang Bernhard, Fuso, Freightliner, Cascadia Evolution, Western Star, Thomas Built Buses, BharatBenz, MFTBC, DICV.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência