Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 09/01/2014 | 13h20

Manter um carro ficou 4,9% mais caro em 2013

Altas em serviços e combustíveis tiveram grande impacto na utilização do automóvel

REDAÇÃO AB

O levantamento Inflação do Carro, da Agência AutoInforme, revela que o custo que o motorista tem para andar de carro na cidade de São Paulo e fazer a manutenção preventiva de seu veículo aumentou 4,9% em 2013. A alta está acima da inflação detectada pelo IPC da Fipe, que registrou acréscimo de 3,88% de janeiro a dezembro do ano passado.

É também maior que a registrada no ano anterior, 3,09%. A Inflação do Carro acompanha a evolução dos preços de peças de reposição, serviços automobilísticos, combustíveis, impostos de circulação e seguros. O gasto com o carro durante o ano de 2013 foi de R$ 12,6 mil.

O setor de serviços teve a maior alta de 2013, chegando a 5,93% no conjunto dos itens. A lavagem simples do carro foi o serviço que mais subiu, 14,2%. Outro item com alta expressiva foi o estacionamento por hora, cujo preço subiu 5,81% no ano.

Os combustíveis (gasolina e etanol) ficaram em média 5,72% mais caros. A gasolina subiu 7,22% e o etanol, 4,93%. Esses aumentos foram determinantes para a alta da Inflação do Carro porque os combustíveis representam cerca de 30% de todo o gasto que o motorista tem com o automóvel. As peças de reposição tiveram alta de 4,48%. De acordo com o estudo da AutoInforme, o óleo do motor subiu 5,87% e jogo de velas, 5,12% no ano.

Ainda de acordo com a agência, o seguro subiu 4,66%. Os impostos recuaram 2,72% por causa da queda do preço dos usados. Essa redução fez baixar em 4,92% o porcentual do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A inspeção veicular permaneceu com o preço inalterado, mas o seguro obrigatório ficou 4,44% mais caro.

VEJA A SEGUIR A VARIAÇÃO DOS ITENS

Inflação

Inflação



Tags: AutoInforme, Inflação do Carro, serviços, seguro, combustíveis, óleo, velas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência