Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 13/01/2014 | 19h04

Grupo BMW vende 1,96 milhão de unidades em 2013

Volume foi recorde e superou em 6,4% as entregas de 2012; Mini e Rolls crescem pouco

REDAÇÃO AB

Durante o ano de 2013, o Grupo BMW vendeu mais de 1,96 veículos, quebrando o próprio recorde e superando em 6,4% o volume do ano anterior. O número inclui a soma de veículos BMW (carro e moto) e também das marcas Mini e Rolls-Royce. Segundo o grupo, as três marcas reportaram resultados recordes no ano que passou.

“Apesar da turbulência que prevalece em muitos mercados, nosso objetivo é aumentar as vendas e fazer de 2014 mais um ano recorde”, afirmou o membro do conselho administrativo da BMW AG, Ian Robertson. As vendas da BMW somaram 1,65 milhão de veículos, alta de 7,5% em 2013.

A fabricante aponta a Série 3 como um dos principais fatores desse sucesso. Em 2013, essa família de veículos somou 500,3 mil unidades, alta de 23% sobre o ano anterior. Os sedãs da Série 3 totalizaram 348,5 mil unidades, alta de 18,5%.

O utilitário esportivo X1 também registrou volume importante. Com 161,3 mil unidades, teve acréscimo de 9,2% sobre 2012. Outro utilitário esportivo, o X3, registrou 157,3 mil vendas, crescimento de 5% sobre o ano anterior. Da Série 5 foram vendidas 367 mil unidades, mas as vendas dessa família cresceram menos, 2,2% sobre o ano anterior. Com 27,7 mil entregas no ano passado, a Série 6 teve alta de 19,4% sobre 2012.

As vendas da Mini tiveram alta discreta. Com pouco mais de 305 mil carros entregues, o volume superou o de 2012 em apenas 1,2%. Os Estados Unidos permanecem como maior mercado para os Mini, com recorde de 66,5 mil carros em 2013. Em segundo lugar ficou o Reino Unido, com 53,5 mil veículos.

A Rolls-Royce entregou 3,6 mil carros em 2013 e teve pequeno crescimento de 1,5% sobre 2012. Foi o quarto ano recorde consecutivo e, portanto, o resultado mais expressivo em 110 anos de história. Segundo o grupo, o novo modelo da montadora, o Wraith, já tem grande lista extensa de encomendas. Os primeiros carros foram entregues durante o quarto trimestre de 2013.

Com um total de 115,2 mil motocicletas, a BMW Motorrad também atingiu índice recorde e expressivo crescimento de 8,3% sobre o ano anterior.

DESEMPENHO EM DIFERENTES REGIÕES

Segundo o grupo alemão, apesar das condições difíceis na Europa, o continente absorveu 859 mil unidades, com discreta queda de 0,7% em relação a 2012. A empresa alcançou volume histórico no Reino Unido, com 188,8 mil veículos, alta de 8,4% sobre 2012. As vendas do Grupo no mercado russo somaram 44,9 mil veículos, crescimento de 11,8% sobre 2012.

Na Ásia, as vendas somaram 576,6 mil veículos, crescimento de 17,3%. Somente a China foi responsável por 390,7 mil unidades entregues da BMW e Mini, resultando em aumento de 19,7% em relação ao ano anterior. O grupo registrou crescimento de dois dígitos em outros mercados asiáticos, inclusive na Coreia do Sul (39,5 mil, alta de 18,1%), Japão (64,2 mil, acréscimo de 13,4%) e Oriente Médio (24,6 mil, aumento de 15,4%).

No continente americano, Grupo BMW registrou importante crescimento em 2013. Com 462,9 mil veículos entregues, o aumento foi de 9,1% sobre o ano anterior. Nos Estados Unidos, as vendas somaram 375,8 mil veículos, resultando em alta de 8,1% sobre o ano anterior.

No Brasil, com mais de 17 mil unidades vendidas, o crescimento foi de expressivos 69,5%. No País, os automóveis BMW somaram 14,7 mil unidades e os Mini alcançaram 2,3 mil exemplares. Com resultado recorde, as motos BMW vendidas no País alcançaram 7,6 mil exemplares.

Já o continente africano, onde 35,5 mil unidades foram entregues, houve queda de 5,7%. Na Oceania, com 25,9 mil veículos, registrou-se um crescimento de 12,8%.



Tags: BMW, Mini, Rolls-Royce, Motorrad, Série 3, X1, X3, Série 5, Série 6, Ian Robertson.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência