Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 17/01/2014 | 13h36

AAM pode produzir no Brasil sistema de desconexão de tração integral

EcoTrac traz economia em veículos AWD

PAULO RICARDO BRAGA, AB

A AAM (American Axle & Manufacturing) começou a produzir nos Estados Unidos um sistema que permite desconectar com maior eficiência sistemas de tração integral nas quatro rodas (AWD, ou All Wheel Drive), minimizando o efeito da inércia e o atrito provocado por componentes giratórios do eixo propulsor. A novidade, batizada EcoTrac, já equipa o SUV Jeep Cherokee 2014 e possibilita a condução em padrão 4x2, com tração somente no eixo dianteiro, e economia de combustível.

Philip Guys, vice-presidente da AAM, explica que o EcoTrac desconecta o módulo de tração traseira dos veículos equipados com AWD em certas condições. “Temos, assim, os benefícios de um sistema de tração nas quatro rodas associado à possibilidade da tração simples com menor consumo de combustível e redução de emissões”, afirma.

O executivo observa que um sistema de tração integral constante implica redução de 0,43 a 1,28 quilômetro percorrido para cada litro de combustível utilizado. “O que inventamos é uma solução para desconectar alguns mecanismos e usar só a tração 4x2 com vantagem quando for conveniente”, esclarece. O EcoTrac pode ser comandado pelo motorista ou acionado automaticamente em situações de baixa temperatura, chuva ou mudança de inclinação que exijam transmissão 4x4.

NO BRASIL

“O sistema é uma novidade e está disponível no portfólio da companhia para produção no Brasil se potenciais clientes, como Audi, BMW, Land Rover, Hyundai e Mercedes-Benz, fabricantes de SUVs, decidirem localizar esse tipo de tecnologia”, revela Roberto Koeche, gerente sênior de vendas da AAM América do Sul.



Tags: AAM, Chrysler, Jeep Cherokee, tração 4x4, AWD, EcoTrac.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência