Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 20/01/2014 | 16h33

Caminhão MAN reduz consumo em até 25%

Protótipo testado em coleta de lixo no Rio traz tecnologia de recuperação de energia cinética

REDAÇÃO AB

Por meio de um sistema híbrido hidráulico de conceito similar ao KERS, de recuperação de energia cinética utilizado nos carros de Fórmula-1, o VW Constellation 17.280 6x2 Híbrido, fornecido pela MAN Latin America, reduziu em até 25% o consumo de combustível durante as operações de coleta de lixo realizada pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), responsável pelo serviço na cidade do Rio de Janeiro. Em três meses de teste, o protótipo economizou algo em torno de 745 litros de diesel em cada mês, considerando dois turnos de operação e uma média de 160 quilômetros percorridos diariamente. Em valores, foram R$ 1,5 mil de economia mensal apenas em abastecimento de diesel.

A tecnologia que equipa o caminhão faz com que o sistema armazene em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida, o que também ajuda a reduzir as emissões. No período de testes, a Comlurb deixou de emitir quase 2 toneladas de CO2 em cada mês: em um ano, essa redução poderia chegar a 23,5 toneladas do gás, um dos causadores do efeito estufa.

Segundo a MAN, a tecnologia é apropriada para operações como a da Comlurb, em que o veículo está submetido a um ciclo intensivo anda e para. O diferencial de seu híbrido, de acordo com a montadora, com relação aos demais modelos existentes no mercado está no dispositivo de armazenagem de energia: enquanto outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, a MAN optou pelos acumuladores hidráulicos pela maior adequação à realidade brasileira.

Com este resultado, a Comlurb manifestou o interesse de adquirir mais caminhões dotados da tecnologia, informa a MAN.

“A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, pretende melhorar os serviços com um caminhão ecologicamente correto e mais potente. E dessa forma, gerar uma redução de custos em sua frota e minimizar o impacto ambiental na cidade”, disse Vinicius Roriz, presidente da Comlurb.

“Com esse trabalho conjunto entre a MAN Latin America e a Comlurb, a cidade do Rio de Janeiro foi uma das primeiras do mundo a dispor de tal tecnologia para sua limpeza pública. A tecnologia híbrida hidráulica tem se mostrado como uma oportunidade interessante para a realidade de países emergentes, como o Brasil. Vamos somar esforços para fazer frente ao programa criado pela prefeitura do Rio para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na cidade”, afirmou Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

A Comlurb mantém uma frota atual de 700 caminhões. A MAN calcula que considerando este volume, uma frota deste porte com caminhões dotados de sua tecnologia renderia uma redução anual de quase 16,4 toneladas de CO2 na atmosfera da cidade.



Tags: MAN Latin America, caminhão, híbrido, consumo, combustível, emissão, Comlurb.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência