Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 31/01/2014 | 18h55

Direção autônoma será grande projeto europeu

Consórcio liderado pela VW envolve 29 parceiros na busca de soluções viáveis e seguras

REDAÇÃO AB

Teve início na sexta-feira, 31, um grande projeto europeu de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a direção autônoma. Chamado Adaptive, sigla para Automated Driving Applications & Technologies for Intelligent Vehicles, o programa ocorre no Mobile Life Campus em Wolfsburg, Alemanha. Um consórcio liderado pela Volkswagen envolve 29 parceiros e buscará soluções para condução automatizada mais eficiente e segura.

A aplicação de diferentes tecnologias no carro e nas vias pretende reduzir ou eliminar os erros humanos, como Automotive Business já mostrou em reportagens a partir de equipamentos desenvolvidos pela Continental e aplicados em um VW Passat (veja aqui). Esses avanços também serão importantes para tornar o tráfego mais eficiente. “Este campo de pesquisa não vai utilizar somente sensores a bordo, mas também elementos de cooperação entre um veículo e outro e o veículo e a via”, diz o diretor executivo de pesquisas da VW, Jürgen Leohold.

Durante 42 meses, os parceiros vão desenvolver e testar novos itens para carros e caminhões, com pequeno ou elevado nível de automatização e trafegando em rodovias e meio urbano. A intenção do projeto é encontrar o nível ideal de interação entre o motorista e o sistema automatizado.

Sete carros e um caminhão vão demonstrar várias combinações de funções automatizadas. O projeto também vai explorar as implicações legais para montadoras e motoristas. O consórcio, liderado pela Volkswagen, é composto por dez fabricantes de automóveis, três grandes sistemistas, institutos de pesquisa, universidades e pequenas e médias empresas.

Com orçamento de € 25 milhões, o projeto é financiado pela Comissão Europeia. As outras fabricantes envolvidas são BMW, Fiat, Daimler, Opel, Peugeot, Citroën, Renault, Volvo e Ford. Os sistemistas são Bosch, Continental e Delphi.



Tags: Volkswagen, VW, Wolfsburg, Passat, Jürgen Leohold, BMW, Fiat, Daimler, Opel, Peugeot, Citroën, Renault, Volvo, Ford, Bosch, Continental, Delphi.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência