Marketing
|
06/02/2014
|
20h30
Suzuki Jimny vai rodar 100 mil km em 100 dias
Projeto pretende mostrar versatilidade do jipinho montado em Goiás desde 2012
MÁRIO CURCIO, AB
Na quinta-feira, 6, dois Suzuki Jimny originais de fábrica deram a largada a um projeto em que irão rodar 100 mil quilômetros em 100 dias. Chamada “Desafio Jimny”, a ação pretende mostrar a versatilidade do jipinho 4x4 montado em Goiás desde o fim de 2012 e assim animar suas vendas. Equipado com motor 1.3 a gasolina de 85 cv de potência, Jimny leva quatro pessoas mais bagagem e tem preço inicial de R$ 56.790. Em 2013 foram apenas 1,55 mil unidades. O Suzuki Grand Vitara, importado vendido a partir de R$ 76.490, teve 3,78 mil emplacamentos no mesmo período.
O presidente da Suzuki Veículos do Brasil, Luiz Rosenfeld, diz que se inspirou numa ação feita no Brasil pela Willys com o modelo Gordini em 1964 e também em uma viagem entre Milão, Roma e Nápoles realizada com um Suzuki Fronte, que hoje repousa em um museu da montadora.
“O percurso será bem variado, com montanha, litoral, piso ruim e asfalto bom. A chegada será em 17 de maio no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu”, diz Rosenfeld.” Além da tração nas quatro rodas, o modelo tem caixa de redução. Mede menos de 3,7 metros de comprimento.
“O programa tem a ver com o que mais ouvimos de quem já teve um Suzuki por muito tempo. Será a diferença entre falar de resistência, qualidade e confiabilidade do produto ou demonstrar tudo isso”, recorda o executivo. No início do projeto os carros rodarão cerca de 1,8 mil quilômetros por dia porque a viagem terá trechos de velocidade muito baixa, em torno de 30 km/h. Cada carro levará duas câmeras de vídeo, uma dentro e outra fora. Os dois rodarão juntos.
“Eles farão as dez revisões programadas para o período de 100 mil km em concessionárias”, garante o presidente da montadora. Esses serviços demoram entre uma e duas horas. “Também terão apoio de revendas Pirelli e a Mobil vai retirar amostras do óleo periodicamente para analisar a contaminação, por exemplo.”
Cada carro levará três profissionais, que vão se revezar ao volante. Um deles também será responsável pela alimentação e o projeto prevê paradas diárias para descanso.
Os carros partiram de São Paulo para o Centro-Oeste. O projeto tem três bases, uma em Campo Grande (MS), outra em Vitória (ES) e a terceira em São José dos Campos (SP). O diário de bordo, fotos e vídeos serão compartilhados na página exclusiva no
Facebook.com/desafiojimny.
Em 43 anos de existência, o Jimny teve 2,5 milhões de unidades vendidas em 188 países. É o primeiro Suzuki montado no Brasil.
Tags: Suzuki, Jimny, Luiz Rosenfeld, Desafio Jimny, Grand Vitara, Willys, Gordini, Suzuki Fronte, Autódromo Velo Città.