Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 10/02/2014 | 10h22

Custos para manter carro têm quinta alta seguida

Vilão de janeiro foi o etanol, que subiu 3,92% por cauda da entressafra

REDAÇÃO AB

O estudo Inflação do Carro da Agência AutoInforme mostra que os custos para manter um automóvel continuam subindo. De acordo com o levantamento, a alta em janeiro foi de 0,8%. Essa foi a quinta elevação mensal seguida. A última redução ocorreu em agosto do ano passado. O índice é menor que o da inflação medida pelo IPC da Fipe, de 0,94% no mês.

A Inflação do Carro levanta os preços de itens necessários para o motorista fazer a manutenção preventiva e rodar durante o mês. São computados cinco grupos de despesa: combustíveis, peças de reposição, serviços, seguro e impostos de circulação.

No primeiro mês da entressafra da cana-de-açúcar, o preço do etanol na bomba subiu 3,92%, com peso importante no resultado final. O usuário de carro flex deve ficar atento, pois em muitos postos não há vantagem em abastecer com álcool.

Depois do etanol, as maiores altas encontradas em janeiro foram do óleo do motor (0,58%), da lavagem simples (0,52%) e do alinhamento de direção (0,46%). Alguns itens tiveram retração. Com a queda de preço dos carros usados, o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) caiu, em média, 1,71%, o que contribuiu para aliviar a pressão sobre os preços neste início de ano, quando começam a vencer os prazos de pagamento do tributo. As pastilhas de freio tiveram retração de 0,41% e as baterias, de 0,24%. Os jogos de velas ficaram 0,19% mais em conta.

Sobre a melhor escolha para abastecer um carro flex, vale lembrar: divida o preço do etanol pelo valor da gasolina e multiplique por 100. Se o resultado for maior do que 70, abasteça com gasolina. Se for menor, escolha o álcool.



Tags: Inflação do Carro, Agência AutoInforme, etanol, cana-de-açúcar, entressafra, flex.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência