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12/02/2014 | 02h46

Lançamentos

JAC lança van de luxo para sete pessoas

Modelo T8 chega às revendas com motor 2.0 turbo e preço sugerido de R$ 114.990


MÁRIO CURCIO, AB | De Itu (SP)

JAC T8 tem bancos centrais giratórios e oferece conforto para todos os ocupantes
As concessionárias JAC Motors já vendem a van T8, um modelo de luxo com sete lugares equipado com motor 2.0 turbo a gasolina de 175 cv de potência. O preço sugerido é de R$ 114.990, bem mais que os R$ 90 mil a R$ 100 mil estimados em abril de 2013, quando foi mostrada pela primeira vez.

“Até a Copa do Mundo queremos vender 600 unidades”, afirma o presidente da JAC, Sérgio Habib. Até o fim do ano a pretensão é mais ousada, 2 mil unidades. Há menos de um ano, a estimativa de Habib era mais “pé no chão”, 1,5 mil T8 por ano. Entre os destaques do veículo estão teto solar, duas poltronas centrais giratórias e um segundo ar-condicionado dedicado aos bancos do meio e de trás.

A terceira fila de bancos tem lugar para três pessoas. Quem se senta ali no fundão balança mais do que na frente ou no centro, mas o conforto geral é bom. “Ele não tem concorrente no Brasil”, acredita o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib. “Os veículos mais próximos aqui são derivados de utilitários de carga e não oferecem o mesmo conforto”, afirma Habib, usando como exemplo Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master.

Na prática, porém, será difícil convencer alguns frotistas a trocar esses veículos consagrados, com mais assentos e movidos a diesel por um modelo menor e a gasolina. Assim, a JAC vai se empenhar vender o modelo a famílias grandes, hotéis, empresas de turismo e de transfer de luxo, por exemplo: “Ela transporta uma família e toda a bagagem em situações que seria preciso dois sedãs médios para levar todo esse grupo e sua bagagem. Também é um carro muito fácil de blindar”, diz o presidente da JAC Motors. Essa proteção teria custo aproximado de R$ 60 mil.

Habib também acredita nas locadoras como canal de vendas para suprir esse transporte de luxo. A van T8 tem um ano de garantia quando comprada por pessoa jurídica e três por pessoa física. “Não tem os mesmos seis anos de outros JAC por causa do uso que se faz desses veículos”, afirma Habib.

MERCADO E FÁBRICA

Em 2013, a JAC Motors teve pouco menos de 16 mil unidades emplacadas, que resultaram numa queda de 11,4% ante o ano anterior. “Este ano devemos vender novamente cerca de 16 mil unidades”, afirma Sérgio Habib, que atualizou o número de concessionárias, 50. “Esse total permanece até o fim do ano”, diz. Em abril de 2013 havia 70 revendas, segundo o empresário.

A quantidade de concessionárias voltará a crescer em 2015, quando a fábrica de Camaçari (BA) começar a produzir. A previsão inicial era 2014, mas Habib já fala em meados de 2015. O primeiro modelo a sair da fábrica será o substituto do J3 e terá a mesma plataforma. Seu nome ainda não está definido.

POR DENTRO DA VAN T8
JAC
Volante multifuncional e kit multimídia são itens de série. Câmbio manual tem seis marchas. Motor 2.0 turbo usa apenas gasolina e tem 175 cv. Terceira fila "pula" um pouco mais, mas conforto ainda assim é adequado.

A nova van importada pela JAC Motors pode desapontar pela falta de opção automática. Seu câmbio de seis marchas é manual e as passagens nem sempre são fáceis, o motorista precisa de algum tempo para pegar seu jeitão. O motor vai melhor em rotações acima de 2,5 mil rotações por minuto.

Andando em quinta ou sexta marcha a 120 km/h, ele produz pouco ruído. A posição de dirigir é boa e motorista e passageiro da frente têm bancos com ajustes elétricos. Os ocupantes do meio podem girar sua poltrona, mas essa opção impede a utilização correta do cinto e por isso só deve ser aproveitada com o carro parado. Porta-copos e porta-revistas estão espalhados nos assentos e nas laterais e há quatro luzes de cortesia na parte de trás. O acesso traseiro é feito por duas portas corrediças, uma de cada lado.

Além dos dois sistemas de ar-condicionado, a T8 traz vidros dianteiros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, kit multimídia, direção hidráulica, faróis ajustáveis em altura, rodas de liga leve (17 polegadas), sensor traseiro de estacionamento com câmera, travamento automático das portas a 15 km/h e outros itens. Os bancos de couro são opcionais. A JAC também desenvolve um DVD player para instalação traseira.

Os bancos centrais e traseiros podem ser removidos para ampliar o espaço para bagagem. Automotive Business avaliou a nova JAC em uma viagem com seis ocupantes de São Paulo a Itu. Em estrada boa ou em trechos urbanos cheios de lombadas (quebra-molas) ela vai bem. Acima de 100 km/h é preciso evitar mudanças rápidas de trajetória. Acelerações e retomadas de velocidade não são de cair o queixo, mas estão adequadas para um veículo com 5,1 metros e mais de duas toneladas (2,1 mil kg).

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