Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 14/02/2014 | 17h00

Mauro Borges substitui Fernando Pimentel no MDIC

Ministro foi o que mais se envolveu com o setor automotivo nos últimos 20 anos

REDAÇÃO AB

O economista Fernando Pimentel, que desde janeiro de 2011 estava à frente do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, se desliga oficialmente do cargo na sexta-feira, 14. Assume na mesma data o ministério Mauro Borges, até então presidente da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, e professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além de mineiros e economistas, ambos têm estreita relação com a indústria automobilística. Pimentel foi o ministro que mais se envolveu com o setor nos últimos 20 anos. Foi um dos responsáveis pelo Inovar-Auto, programa desenhado pelo governo brasileiro para aumentar a inclusão tecnológica e a competitividade da indústria automobilística nacional. O regime automotivo anterior para restringir importações no País foi concebido no início dos anos de 1990, na presidência de Fernando Henrique Cardoso.

Como presidente da ABDI, que executa políticas do MDIC, Mauro Borges também já estava ligado ao setor, participou ativamente das decisões relacionadas à pasta, e tende a seguir a mesma linha de comando de Pimentel. Borges é doutor em economia pela Universidade de Londres, com pós-doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e na Universidade de Paris. Já ocupou vários cargos de direção na UFMG, dentre os quais o de chefe do departamento de ciências econômicas, coordenador do programa de pós-graduação de economia e de diretor do centro de desenvolvimento e planejamento regional (Cedeplar). Borges exerceu ainda a presidência da associação científica brasileira de economia, como secretário executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).



Tags: Mauro Borges, Fernando Pimentel, MDIC, Ministério, Indústria, Comércio Exterior, desenvolvimento, Dilma Rousseff.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência