Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo mostra nova concepção de design em Genebra

Conceito | 27/02/2014 | 17h35

Volvo mostra nova concepção de design em Genebra

Traços e interior de sua próxima geração de veículos estarão no Concept Estate

REDAÇÃO AB

A Volvo apresentará durante o Salão de Genebra, entre 6 e 16 de março, na Suíça, o terceiro e último modelo da série conceitos com o Concept Estate, que revelará a nova direção de design da fabricante. Pela primeira vez, a empresa mostrará o interior da próxima geração de seus modelos com uma nova concepção em visual e função, começando pelo novo XC90, que será apresentado no fim deste ano.

O sistema traz como principal diferencial a simplicidade no qual a seleção de botões e controles foi substituída por uma larga tela de controle no console central, similar a um tablet, que mistura a funcionalidade de correr entre telas e ampliar imagens com novas soluções desenvolvidas para o uso dentro do carro. Além disso, o console também interage com o painel digital de instrumentos.

“A ideia básica é organizar os controles e a informação em um sistema intuitivo e amigável. Tudo está exatamente onde você espera que esteja, fazendo o ato de dirigir mais agradável, eficiente e seguro”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente de Design da Volvo Cars.

“Não ter de lidar com botões e controles, para um número crescente de funcionalidades, é como ser libertado de um par de algemas. Isso tornou possível a construção de uma bela estrutura ao redor da tela: o carro-conceito mostra como essa interface será integrada em nossa nova geração de carros”, complementa Robin Page, diretor de Design de Interiores da Volvo Cars.

Já no design, a traseira do Concept Estate lembra o desenho do Volvo 1800 ES, do início dos anos 1970, ao estilo icônico de uma station wagon da marca. A empresa aplicou distância generosa no eixo dianteiro para o painel, capô baixo, silhueta lisa e teto de vidro. Assim como os primeiros dois conceitos, Concept Coupé e Concept XC Coupé, a dianteira do Concept Estate traz uma nova forma e grade dianteira flutuante, cercada por faróis com luzes em formato de T. Internamente, foram utilizadas tendências coloridas: cintos de segurança e carpetes de lãs na cor laranja, além da alavanca de câmbio em cristal com iluminação no mesmo tom da cor.

Para o desenvolvimento da família Concept, a Volvo contou com o fornecimento de componentes da Pirelli (pneus), Uniwheels (rodas), Bridge os Wear (couro), Axalta (pintura), Kasthall (Carpet), Kongsberg (alavanca de câmbio), Orrefors (cristal na alavanca), Valeo (luzes externas), Autoliv (cintos de segurança) e 3M (luz interior ambiente).

VolvoConceptEstate/



Tags: Volvo, conceito, design, Salão de Genebra.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência