Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 17/03/2014 | 16h30

Renault e Nissan: integração de áreas começa em 1º de abril

Aliança faz 15 anos e unifica P&D, manufatura e logística, compras e RH

REDAÇÃO AB

A Aliança Renault-Nissan, prestes a completar 15 anos, em 27 de março, anunciou na segunda-feira, 17, que vai começar a implementar iniciativas para aumentar a sinergia entre as duas empresas a partir do próximo dia 1º de abril. O objetivo das parceiras é melhorar desempenho e reduzir custos. As fabricantes esperam economizar € 4,3 bilhões até 2016, concentrando esforços na integração de quatro áreas: P&D (pesquisa e desenvolvimento), manufatura e logística, compras e RH (recursos humanos).

Em comunicado, a aliança diz que as equipes de gestão da Renault e da Nissan já finalizaram os planos de convergência - anunciados pela primeira vez no fim de janeiro (leia aqui) - e que os mesmos já foram apresentados aos representantes dos trabalhadores e órgãos de decisão da Renault, na França, e para a Nissan, no Japão.

Segundo os planos, cada área será administrada em conjunto por ambas as empresas. Cada uma delas terá um vice-presidente responsável. Para auxiliar na implantação da estrutura organizacional, um novo comitê de gerenciamento da aliança foi formado e será liderado por Carlos Ghosn, CEO e presidente da Renault-Nissan.

A partir de 1º de abril, o executivo Tsuyoshi Yamaguchi será o vice-presidente responsável pelas operações de engenharia e P&D da aliança. No comando de manufatura e logística, ficará Shohei Kimura, atual vice-presidente corporativo de engenharia de produção de veículos da Nissan. À frente das compras do grupo permanecerá o diretor de organização de compras Renault-Nissan, Christian Vandenhende, enquanto Marie-Françoise Damesin, vice-presidente executiva de RH da Renault, liderará o projeto global de gestão de talentos das empresas parceiras.



Tags: Renault, Nissan, aliança, sinergias, parceria, P&D, manufatura, logística, compras, RH.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência