Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 19/03/2014 | 16h00

Pirelli: 13% das ações serão da petrolífera Rosneft

Com aquisição, companhia russa torna-se a maior acionista da fabricante de pneus

REDAÇÃO AB

A Pirelli passa por mudanças no seu quadro de acionistas. A Rosneft, maior produtora de petróleo da Rússia, pagou cerca de € 500 milhões para se tornar a maior acionista da fabricante italiana de pneus.

Segundo notícia do jornal Valor Econômico, a companhia holding da Pirelli, a Camfin, foi reorganizada. A firma de private equity, a Clessidra, que participava da holding há um ano, deixa o negócio. Em seu lugar entra a Rosneft, que ficará com 50% das novas ações. A nova estrutura da Camfin, que controla 26% da Pirelli, dará à Rosneft, portanto, cerca de 13% da fabricante de pneus.

Marco Tronchetti Provera, executivo-chefe e presidente do conselho de administração da Pirelli, e os bancos italianos UniCredit e Intesa Sanpaolo continuam sendo os outros grandes acionistas. O presidente Provera tem 11% das ações da Pirelli e continuará com plenos poderes sobre a administração no dia a dia da companhia.

Ainda segundo o jornal, a Rosneft espera fortalecer as relações com a Pirelli. A petrolífera russa já vende pneus da Pirelli em seus 2,8 mil postos de gasolina espalhados pela Rússia e tem interesse em desenvolver borracha sintética para pneus.



Tags: Rosneft, Pirelli, pneus, ações, Rússia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência