Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BMW espera vender 2 milhões em 2014
Reithofer quer manter companhia na liderança global do segmento premium

Negócios | 19/03/2014 | 18h32

BMW espera vender 2 milhões em 2014

Companhia apresentou resultados de 2013 e perspectivas para este ano

REDAÇÃO AB

Na quarta-feira, 19, o Grupo BMW apresentou em Munique, Alemanha, os resultados de 2013, traçou as projeções para este ano e comentou sobre a estratégia para o crescimento no longo prazo. Norbert Reithofer, presidente do conselho de administração da companhia, garantiu em sua apresentação que somente com visão para os próximos anos a companhia poderá permanecer na liderança global do segmento premium e sobreviver a possíveis turbulências na economia. O executivo reforçou o posicionamento da companhia não como uma fabricante de veículos, mas como fornecedora de soluções para a mobilidade.

Depois de encerrar 2013 com 1,96 milhão de carros vendidos, o grupo espera que 2014 traga novos recordes, com vendas globais que devem superar pela primeira vez na história a marca de 2 milhões de veículos, dois anos antes do previsto pela companhia. Reithofer garante que o excesso de confiança da companhia para os negócios este ano é justificado. “Nos primeiros dois meses de 2014 nós vendemos 274 mil carros, mais do que qualquer um dos nossos concorrentes. Esse é o melhor início de ano que já tivemos.”

O resultado será puxado pelo lançamento de 16 novos modelos e atualização. O executivo acredita que este desempenho refletirá no lucro antes de impostos, “que terá expansão significativa este ano apesar das condições voláteis dos negócios”. Ainda assim, ele prevê que a empresa será impactada por grandes investimentos em tecnologia e pelo aumento das despesas com trabalhadores.

Reithofer lembrou da meta da empresa de se manter lucrativa para assim conseguir “transformar novas ideias em realidade”. Segundo o dirigente, o Grupo BMW continuará seguindo com afinco três preceitos: planejar com foco no longo prazo, seguir uma receita própria de sucesso e se manter pioneiro na indústria. “Sempre baseamos as nossas decisões no pensamento de longo prazo. O que os consumidores vão esperar de uma empresa de mobilidade daqui a dez ou 20 anos?” Com esta filosofia a companhia espera continuar acompanhando a expansão do mercado global de veículos, que somou 76 milhões de carros vendidos em 2013.

A empresa também mostrou otimismo acerca do plano de negócios para veículos elétricos. Além do elétrico i3, já no mercado, a marca começa a vender o esportivo híbrido i8. “As entregas começarão em junho na Alemanha, Estados Unidos, China e outros países. Nossos concessionários de todo o mundo garantem que irão facilmente vender cada uma das unidades que produzirmos”, conta Reithofer.

O presidente da companhia destacou a necessidade de encontrar equilíbrio em três aspectos para garantir o sucesso dos negócios: crescimento balanceado, inovação e sustentabilidade. A partir de 28 plantas produtivas o Grupo BMW vende seus produtos em 140 países. Reithofer reforçou a intenção de ampliar ainda mais essa presença, garantindo que a produção de veículos dê conta de atender os grandes mercados da Europa, Ásia e América.

Segundo ele, o enfraquecimento das vendas na Europa será compensado pelo crescimento dos Estados Unidos e da China, os dois maiores países consumidores de carros da marca. A organização fez ampliações recentes na capacidade produtiva destas regiões e agora se prepara para acelerar a fábrica brasileira em Araquari (SC). “Estamos investindo mais de € 200 milhões e criando 1,3 mil empregos”, lembrou o dirigente.

RESULTADOS DE 2013

O otimismo de Reithofer é fruto da performance positiva do Grupo BMW em 2013. A organização ampliou suas vendas globais em 6,4% considerando as marcas BMW, Mini e Rolls-Royce. A entrega de motocicletas avançou 8,3%, para 115,2 mil unidades. A performance garantiu lucro líquido de € 5,3 bilhões, 4,5% superior ao registrado em 2012.



Tags: BMW, negócios, estratégia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência