Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 20/03/2014 | 12h51

Cross Country, o V40 fora de estrada

Novo 4x4 sueco tem preço inicial de R$ 141,5 mil e motor de 210 cv

MÁRIO CURCIO, AB | De Itu (SP)

A Volvo começa a vender o V40 Cross Country. A nova opção tem vocação fora de estrada de verdade por causa da tração nas quatro rodas, das suspensões mais altas e de detalhes diferentes na grade e para-choques, por exemplo. O motor 2.0 turbo com cinco cilindros tem 210 cv de potência.

O preço parte de R$ 141,5 mil e chega a R$ 174.190 com todos os opcionais mais o sistema multimídia Sensus Connected Touch. “Queremos vender 300 unidades do Cross Country este ano. Ele deve responder por cerca de 50% da linha V40”, afirma o CEO da Volvo Cars do Brasil, Luiz Rezende.

As outras versões disponíveis chamam-se V40 T4 Dynamic, de R$ 122.950, e V40 T5 R-Design, tabelada em R$138.950. Dos três, este último terá a menor parcela, cerca de 10% do mix. Somando todos os modelos que traz ao Brasil (V40, V60, S60 e XC60), a empresa deverá vender algo em torno de 3 mil unidades este ano, pouco mais do que a cota de 2,7 mil unidades a que tem direito de importar sem o pagamento de 30 pontos extras sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O melhor ano da Volvo no Brasil foi 2011, quando cerca de 5,2 mil carros foram emplacados. Em 2012, já como resultado de uma tributação mais alta sobre carros importados de fora do México ou Mercosul, esse volume recuou para cerca de 3 mil unidades, nível que se manteve no ano passado. A rede Volvo tem hoje 28 pontos, sendo 26 concessionárias e dois showrooms. Segundo Rezende, esse número deve manter-se estável.

TRAÇÃO, SEGURANÇA E EQUIPAMENTOS DO CROSS COUNTRY

O V40 Cross Country utiliza um sistema de tração integral permanente com o recurso Instant Traction, que fornece a melhor aderência em diferentes situações de aderência. Em uso normal, as rodas dianteiras recebem 95% da força e as traseiras, 5%. Essa proporção se altera sempre que ocorre a iminência de patinagem de alguma roda em piso escorregadio. O Instant Traction faz uso de uma embreagem controlada eletronicamente para a distribuição de potência entre os dois eixos.

Volvo
Sistema Instant Traction fornece a melhor tração em diferentes condições de aderência; carroceria do V40 utiliza alumínio e cinco tipos de aço. A gaiola vermelha é de aço boro, com alta resistência, que garante integridade dos ocupantes em caso de acidente

Outro recurso bem útil é o Hill Descent Control (HDC). Ele controla a velocidade do carro em descidas com pouca aderência (lama ou cascalho, por exemplo), impedindo o escorregamento. A presença desse recurso é mais comum em utilitários esportivos e picapes topo de linha.

O câmbio do V40 Cross Country é automático de seis marchas com opção Sport, que permite trocas manuais na alavanca de mudanças. Pelo preço do carro, bem que poderia ter aletas para trocas de marcha atrás do volante, mas o recurso não é disponível nem como opcional.

Entre os principais itens de segurança de série, o Cross Country tem o sistema City Safety, que freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente ou quando está dirigindo muito depressa em direção a um objeto parado. O sistema pode reduzir ou mesmo evitar impactos em uma velocidade de até 50 km/h.

Também como itens de série o V40 Cross Country traz sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), freios ABS, sistema de proteção contra impactos laterais (Sips), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC) e controle avançado de estabilidade (ASC). Como ocorre em todos os carros da marca, o modelo vem com o Volvo On Call, sistema integrado a uma central que faz rastreamento, imobilização remota e presta assistência em serviços de socorro e auxílio 24 horas, de domingo a domingo. A equipe pode ser acionada em caso de acidente, pane técnica, pneu furado ou furto do veículo. Tem validade por dois anos e pode ser renovada por um ano (R$ 950) ou dois (R$ 1.450). Também e permite o uso de um aplicativo em smartphones que controla de maneira remota a abertura e fechamento das portas e traz avisos de manutenção e outras facilidades. Dá até para saber pelo celular como está o tanque de combustível!

Entre os opcionais há um grande airbag para a proteção de pedestres. Quando necessário, ele sai de baixo do capô para cima do para-brisa. Essa grande bolsa inflável integra o conjunto Safety, do qual também fazem parte o detector de pedestres, o de placa de sinalização (capaz de ler a velocidade permitida na via), o piloto automático adaptativo, que pode frear o carro para manter distância segura do outro à frente, o sistema de detecção de veículos em pontos cegos e o assistente de mudança de faixa.

Outro grupo de opcionais é o High Tech, que inclui GPS no painel, câmera traseira, Park Assist (capaz de encaixar o carro numa vaga de estacionamento) e um leitor de DVDs. Os dois pacotes custam juntos R$ 25 mil. As concessionárias Volvo vendem como acessório por R$ 7.690 a central multimídia Sensus Connected Touch.

Com ela dá para navegar na internet, ouvir mais de 80 mil estações de rádio (de todo o mundo), assistir a filmes no Youtube, acessar redes sociais e usar GPS com monitoramento de tráfego em tempo real, entre outras funções, usando a conexão de internet 3G ou 4G de um modem ou celular. As revendas também oferecem o Styling Kit, conjunto de itens para reforçar o jeitão cabra macho desse Volvo.

RÁPIDO EM QUALQUER PISO

É normal esperar bom desempenho e conforto de um automóvel de mais de R$ 140 mil, mas o V40 Cross Country entrega isso até longe do asfalto. As suspensões estão bem acertadas para andar na terra. A tração integral e os recursos eletrônicos compensam a falta de aderência nesse tipo de piso. Segundo a Volvo, a carroceria desta versão fica quatro centímetros mais alta que a dos outros V40 por causa de modificações em suspensões e pneus.

Volvo
Quadro de instrumentos pode ser configurado de três modos: Performance, Eco e Elegance; posição de dirigir agrada, mas espaço traseiro é bom mesmo apenas para dois. Porta-malas leva 324 litros de bagagem (fotos: Mário Curcio)

Automotive Business dirigiu o carro por 100 quilômetros e aprovou os bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista, a posição de dirigir e as respostas rápidas do motor e do câmbio de seis marchas. Segundo a Volvo, o carro acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos. O painel de instrumentos é digital e permite a escolha de três opções, cada uma com uma cor e disposição de informações básicas: a Performance, vermelha, enfatiza desempenho; a Eco, verde, a economia; e a Elegance, marrom-escura, a discrição.

A nova opção tem bom espaço no banco de trás. Leva três ali, mas só os que vão “na janelinha” se sentirão à vontade numa viagem mais longa. O porta-malas do modelo leva 324 litros de bagagem. O V40 Cross Country mede 4,37 metros.



Tags: Volvo, V40, Cross Country, Luiz Rezende, T4 Dynamic, T5 R-Design, Hill Descent Control, Volvo On Call, Instant Traction, Styling Kit.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência