Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
MAN reduz 80% de custos com impressão 3D
Equipamento imprime modelo de qualquer peça em algumas horas

Engenharia | 20/03/2014 | 17h31

MAN reduz 80% de custos com impressão 3D

Em um ano de operação, equipamento produziu 200 peças protótipos

REDAÇÃO AB

Um ano após adquirir sua própria impressora 3D, a MAN Latin America faz as contas e coloca os benefícios na calculadora: a redução de custos com o desenvolvimento de modelos conceituais, conhecido como mock up, que são as fases iniciais de novos projetos chegou a quase 80%. O serviço, que até um ano atrás era terceirizado, produziu 200 peças protótipos neste primeiro ano de operação. A tecnologia permite imprimir modelos de qualquer peça em apenas algumas horas, sem a necessidade de desenvolver ferramentais específicos e auxiliando também na redução do tempo de desenvolvimento.

A impressão é feita por sobreposição de material em camadas até que se chegue ao resultado desejado do projeto. No lugar de tinta, o equipamento utiliza materiais termoplásticos e são liberados em diferentes bicos que produzem camadas mais ou menos espessas, de acordo com a necessidade de precisão de cada peça.

“Com o projeto desenvolvido, podemos iniciar a fabricação desses protótipos e rapidamente podemos ter uma peça para as primeiras análises e avaliações. Nossa impressora 3D é mais uma ferramenta para melhoria de projetos de desenvolvimento do produto, minimizando impacto em cronograma e custo”, destaca Rodrigo Chaves, diretor de engenharia da MAN.

“A identificação de um eventual ajuste nessa fase inicial chega a custar apenas 10% do que seria caso isso só fosse levantado na etapa tradicional de protótipos”, explica André Bogdan, supervisor da área de protótipos.



Tags: MAN, impressão 3D, protótipo, custo, desenvolvimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência