Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat Strada lidera ranking de vendas em março

Mercado | 02/04/2014 | 19h24

Fiat Strada lidera ranking de vendas em março

É a primeira vez que uma picape fica em primeiro lugar entre os veículos leves

GIOVANNA RIATO, AB

Em março a Fiat se manteve como líder nacional de vendas e ainda conquistou a primeira posição no ranking dos veículos mais emplacados. Surpreendentemente o modelo que desbancou o Volkswagen Gol não foi um hatchback popular, mas a picape Strada. O comercial leve teve 13 mil licenciamentos ao longo do mês, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave.

“Houve demanda de frotistas e o lançamento da versão nova também estimulou a procura”, aponta Flávio Meneghetti, presidente da entidade. Do total de emplacamentos da picape, cerca de 70% foram vendas diretas, feitas para pessoa jurídica.

O segundo lugar do ranking de vendas ficou com outro modelo da Fiat, o Palio, que teve 12,8 mil unidades negociadas em março. O quase eterno líder Gol aparece apenas na terceira colocação pela primeira vez em mais de uma década, com 12,5 mil licenciamentos. O modelo foi afetado pelo início da produção do Up! na fábrica de Taubaté (SP). Além de “perder” consumidores para o lançamento, o veterano também teve o seu volume de fabricação reduzido com a chegada do compacto.

Há ainda o efeito do fim da produção do Gol G4, que saiu de linha este ano por ter projeto antigo que não abrigava a incorporação de airbags e freios ABS, obrigatórios em todos os veículos desde janeiro de 2014. O modelo tinha participação minoritária no mix de vendas da linha, em torno de 20%, mas ainda assim dava impulso para que o Gol se mantivesse no topo.

A quarta e a quinta posições no ranking de março foram ocupadas pelo Chevrolet Onix e por mais um carro da Fiat, o Uno. Em seu primeiro mês de vendas, enquanto a fábrica acelera o ritmo, o Up! teve 3,5 mil unidades vendidas. O compacto ocupou a 14ª posição entre os automóveis.

ACUMULADO DO ANO

Apesar da oscilação em março, o Gol permaneceu firme na liderança de vendas no acumulado do ano, com 48,2 mil emplacamentos. Em seguida aparece o Palio, da Fiat, com 39,1 mil unidades, e a Strada, com 38,8 mil. O Ford Fiesta e o Chevrolet Onix completam o topo do ranking nacional no primeiro trimestre de 2014.

Entre as marcas, a Fiat manteve a liderança, com 21,6% de market share, seguida pela Volkswagen, com 19,1%, e pela General Motors, com 19% do mercado nacional. Em quarto lugar, mais distante, está a Ford, que respondeu por 8,8% do total vendido no País. A quinta colocação ficou com a Hyundai, que esteve na frente da Renault com 7,1% de participação.



Tags: Fiat, Strada, vendas, liderança, ranking.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência