Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 09/04/2014 | 13h26

Toyota anuncia recall de 6,39 milhões de veículos

27 modelos espalhados pelo mundo têm ao menos quatro problemas diferentes

REDAÇÃO AB

A Toyota anunciou na quarta-feira, 9, que convocará ao menos 6,39 milhões de veículos em todo o mundo por diferentes falhas que afetam peças na coluna de direção, banco do motorista, airbag e motor de arranque, tornando-se o segundo maior recall da história da empresa. Segundo agências internacionais de notícias, a montadora informa que analisará 27 modelos e que o número total de veículos a serem revisados não é definitivo e pode aumentar para 6,5 milhões, de acordo com estimativa da própria fabricante.

Entre os convocados, estão o utilitário esportivo RAV4, o subcompacto Yaris, Corolla, Pontiac Vib e Subaru Trezia, dois modelos que a montadora produz para a General Motors e Fuji Heavy Industries. A empresa não disse quanto o recall deve custar e não ficou claro se as falhas vieram de seus fornecedores ou do processo de fabricação dos veículos.

No total, 2,34 milhões dos veículos afetados estão na América do Norte, 1,09 milhão no Japão e 770 mil estão na Europa. Os outros 2,19 milhões de carros que precisam passar pelo recall estão espalhados por outras regiões do mundo. Ainda não há informações se há modelos entre os convocados vendidos no Brasil. Nesta quarta, a companhia fornecerá mais detalhes sobre o recall.

A maioria dos veículos (3,5 milhões, entre eles Corolla e Camry, Yaris e RAV4) passará pelo recall por um problema no cabo espiral do airbag, que pode provocar um corte na alimentação elétrica do airbag e impedir seu funcionamento.

Outros 2,32 milhões de modelos de três portas, fabricados entre janeiro de 2005 e agosto de 2010, passarão pelo recall para verificação de falhas no trilho de ajuste de bancos, que podem levar o assento a avançar em caso de um acidente. Os outros recalls são por falhas em suportes de coluna de direção, motores dos limpadores de para-brisa e motores de arranque.

A Toyota afirmou ainda não ter conhecimento de nenhum acidente ou de ferimentos causados pelas falhas. O recall está entre os maiores da história da Toyota. Recentemente, a montadora chamou para revisão 9 milhões de veículos, fabricados entre 2004 e 2010, após descobrir uma falha nos pedais de aceleração, que causavam aceleração repentina. O problema foi ligado a acidentes fatais, principalmente nos Estados Unidos, e custou US$ 1,2 bilhão à empresa.



Tags: Toyota, recall, RAV4, Corolla, Yaris, Camry.

Comentários

  • Jonas

    Já eu que andava a adorar os últimos lançamentos da Toyota.

  • Arthur Fraga

    O David Leterman deve estar rolando de rir, de novo. Sugiro mudar o nome da Toyota p/ RMC - Recall Motor Company ... seria mais apropriado!

  • Gian

    Aqui se faz, aqui se paga ...

  • oswaldo

    tenho um corolla 2011 modelo 2012 que esta com barulho na coluna de direção e quando viro o volante para a direita ou para a esquerda o volante não volta fica travado na curva como se tivesse um calo na caixa de direção isso é muito perigosogostaria de saber se serei chamado para o recall.

  • Walter

    Meu Corolla 2010 tem uma pancada muito forte na caixa de direção,estarei entrando em contato com a Toyota pois um mecânico experiente falou que ocorreu o recall desta peça, sem dúvida quero ser ressarcido!

  • edomar dessbesell

    Tenho um corolla se-g ano 2008 modelo 2009 , ta com 84 mil kilometros . Ele tem folga na caixa de direção elétrica, gostaria de saber se já ove recall ? Se ove quero ser ressarcido também ! Falei com muitos que tem corolla quase todos apresentaram este problema OK...

  • Junior Castelo Branco

    Tenho um corolla 2011, xei, que esta com a direção muito pesada, dura, parecendo direção de carro manual, sendo que a direção é elétrica, ou seja, deveria ser leve e macia!!!

  • Renato Saitta

    Tenho um corolla seg - 2010 esta com 70.000 KM mas desde os 30.000 KM que tem um barulho na caixa de direção. Já entrei em contato com o chefe dos mecanicos quando fui fazer a revisão e ele ficou de me dar um retorno. Estou aguardando.

  • Ricardo Guetner

    Tenho um corolla 2010 a aproximadamente dois anos. De uns tempo para cá começou a apresentar uma pancada muito forte na caixa de direção, tenho até vergonha de andar com algum carona dentro. Me informei sobre o assunto, e parece que este defeito é rotineiro nos corollas deste ano. Gostaria muito de um esclarecimento sobre isso.

  • Marcio

    Bom dia, tenho uma RAV 4 2009 e também apresenta problema de barulho por folga na cx de direção, entrei em contato com a concessionária para saber se há recall e estou aguardando resposta, pois ficaram de me ligar.

  • GIANCARLO

    Meu corolla altis 2010/2011 também tem folga na direção, gostaria de saber se teve recall ou se alguém possui esta noticia se vai ter?

  • vagner

    tenho corolla xei 1.8 16v modelo 2009/2009 ta com 77 mil km ele tem a mesma folga na caixa de direção cheguei ate troca a caixa de direção mais voltou a mesma coisa quero ser ressarcido

  • aimar domingues

    Tenho um Corolla GLI 2010 com 82000 km. Hoje 15/12/2017 começou um ruido forte na direção, que parece ter uma folga em algum elemento. A agencia autorizada diz que não há risco e devo levar o carro para diagnóstico em 8 de janeiro de 2018. Na verdade a agência não tinha como atender por estar sobrecarregada. Encontrei dezenas de relatos como o meu. Parece ser um ponto fraco do Corolla. Agora vejo esta notícia de um recall de 2014... Aparentemente o Brasil não mereceu ter um recall dos Corollas com problemas de direção. Triste possibilidade.

  • Antonioaraujo

    Boanoite tenho um corola xei 2013 porém estar com uma folga na caixa de direção e vir que esse problema e em todos os carros com fica

  • VanderleiRosendo Duarte

    Tenhoum camry 2009 e tem um barulho insuportável no volante , da impressão que é na coluna de direção, levei em alguns mecanicos más ninguém consegue identificar o problema, não levei na Toyota porque porque todos sabemos o valor absurdo que eles cobram, alguém já teve esse problema no camry? E se já teve, como resolveu o problema?

  • Wabmar

    Tenhoum Corolla 2015 XEI 2.0, 80.000km que está apresentando folga na caixa de direção, causando barulho e desconforto ao dirigir, confesso estar contrariado, afinal não é um carro barato e nem tão velho para este tipo de problema.

  • MANOLOLopes da Fonseca

    Tenhoum Corolla XEI 2013, está com um barulho na caixa de direção com estalos, estou assustado com medo que provoque algum acidente. A fábrica irá fazer algum recall, visto que esse problema é comum em quase todos os Corollas desse ano de fabricação?

  • Joseadelmo ribeiro da Silva

    Omeu Corolla ano 2014/2015 apresentou um barulho na caixa de direção a mais de 1 ano atrás com as revisões todas em dia fiz uma reclamação na assistência e eles mim falaram quer não tem como trocar a peça por quer estava fora da garantia mim deram um número para mim ligar para o 0800 da Toyota liguei pra eles e eles falaram quer não podiam trocar a peça por quer trava forra da garantia a 2 meses atrás e eu falei pra eles quer esse era um defeito de fábrica e tinha quer ser uma obrigação da Toyota a trocar da peça

  • josemarcelo

    tenhoum corolla 2008/2009 com 88mil ele estar com barulho na caixa de direçao gostaria de ressarcido

  • Rodrigo

    Pegueium Corolla 2009/09 e está com TOC TOC na direção, liguei na autorizada da Toyota e o valor de uma caixa de direção nova é 2.730 reais. Mais como vi nos comentários, o problema deve voltar...

  • JoséAlves

    Tenhoum corolla 2012/2013 Atis que esta batendo com folga na caixa de direção Gente a toyota precisa resolver essa questão .estou vendo que é muitos carros com defeito

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência