Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 11/04/2014 | 15h02

Toyota: recall global envolve modelos vendidos no Brasil

Hilux, SW4 e RAV4 serão inspecionadas; GM também convoca Tracker LTZ

REDAÇÃO AB

A subsidiária da Toyota no Brasil confirma recall de veículos vendidos no País que fazem parte da campanha global que a matriz anunciou na terça-feira, 9, e que envolve cerca de 6,39 milhões de unidades (leia aqui). Por aqui, os modelos envolvidos são Hilux, SW4, fabricados entre junho de 2005 e janeiro de 2011, e RAV4, produzido entre agosto de 2005 e março de 2010. No total, 94.992 unidades destes modelos estão sendo convocados no Brasil, dos quais, 67.498 picapes Hilux, 22.341 SW4 e 5.153 utilitários esportivos RAV4.

Segundo comunicado divulgado na sexta-feira, 11, a montadora detectou uma falha no conjunto do cabo espiral de conexão entre o módulo de comando do sistema de airbag e o conjunto da bolsa do airbag do lado do motorista. A falha do componente pode resultar no não funcionamento do airbag em caso de acidente que reúna condições para sua abertura. Nesta situação, a luz de advertência do airbag acenderá no painel do veículo, alertando o condutor sobre o não funcionamento do sistema. Com a falha do airbag há o aumento do risco de ferimentos graves na região torácica e facial e, em casos extremos, lesões fatais ao motorista do veículo.

A Toyota alerta ainda que se a luz de advertência do airbag no painel do veículo acender espontaneamente com o veículo em movimento ou permanecer acesa por mais de 6 segundos após a partida do motor, o consumidor deverá, imediatamente, levar o veículo a um concessionário autorizado para inspeção e execução do reparo. Caso isso não ocorra, mas o veículo faça parte da lista de convocados, a montadora realizará inspeção e, se necessário, substituição do conjunto apenas a partir de 1º de julho. A duração média do reparo é de uma hora e a montadora se encarregará de enviar novo comunicado aos proprietários uma semana antes do início das inspeções.

Para mais informações ou agendar o atendimento na rede de concessionárias, a empresa informa manter os telefones das revendas em seu site www.toyota.com.br.

Confira abaixo os chassis convocados pela Toyota no Brasil:

escrever RECALL GM: TRACKER LTZ

A Chevrolet também está chamando proprietários de um de seus modelos, desta vez do utilitário esportivo Tracker LTZ automático 2014. O recall foi necessário porque a montadora percebeu uma falha na montagem da tubulação de freio dianteira, que pode gerar, em alguns casos, deformação dessa peça e possibilidade de contato entre ela e o parafuso de fixação da mangueira de refrigeração da transmissão automática, que pode resultar em vazamento de fluido de freio, perda da capacidade de frenagem e risco de acidentes.

O atendimento já começou em toda a rede Chevrolet. Será feita a inspeção e eventual substituição da tubulação de freio dianteira. O tempo estimado para o reparo é de 55 minutos. Clique aqui para saber se seu carro está envolvido na campanha. Também é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento Chevrolet, pelo telefone 0800 702-4200.



Tags: recall, Toyota, segurança, Hilux, SW4, RAV4, Tracker LTZ.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência