Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 22/04/2014 | 20h02

Brasil e Argentina iniciam conversas para destravar comércio

Países discutem mecanismos e marcam nova reunião com setor automotivo

REDAÇÃO AB

Com o propósito de iniciar as negociações para destravar o comércio bilateral entre Brasil e Argentina, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, e a ministra da Indústria argentina, Débora Giorgi, se encontraram na terça-feira, 22, em Buenos Aires, para discutir mecanismos relativos à manutenção do comércio. A reunião também contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Cafarelli, e o assessor-especial da presidência da república, Marco Aurélio Garcia, e seu primeiro entendimento diz respeito ao setor automotivo.

Segundo comunicado do MDIC, uma nova reunião está prevista na próxima semana entre autoridades e representantes da indústria automobilística dos dois países, desta vez em São Paulo, para debater uma proposta em comum. Borges classificou a reunião como produtiva e destacou que os dois governos criarão um grupo de trabalho para discutir o assunto.

“As duas nações sabem da importância de se fortalecer o comércio bilateral. Nesse momento, precisamos fortalecer a integração produtiva de Brasil e Argentina”, disse o ministro em nota.

Na última quinta-feira, 17, representantes da Anfavea foram a Brasília pedir apoio a presidente Dilma Rousseff sobre diversos aspectos da indústria e do mercado, incluindo as exportações para a Argentina. Por sua vez, Dilma tão logo determinou ao ministro Borges que iniciasse as conversas com o país vizinho (leia aqui).

Segundo o MDIC, a reunião também dá continuidade aos trabalhos previstos no memorando de entendimento sobre financiamento do comércio bilateral assinado entre os dois países em 28 de março com o objetivo de promover a atividade por meio da redução de incertezas e do aumento da confiança entre operadores comerciais e financeiros, além de facilitar a garantir fluxos de pagamentos relativos a estas operações.



Tags: Comércio bilateral, MDIC, Mauro Borges, indústria, Argentina, setor automotivo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência