Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 09/05/2014 | 20h27

Máquinas agrícolas: vendas sobem 9,6% em abril

No acumulado do ano, porém, retração no setor supera os 20%

MÁRIO CURCIO, AB

A venda de máquinas agrícolas no mercado interno somou 6.057 unidades, resultando em alta de 9,6% sobre março. No acumulado do ano, porém, as 20,9 mil unidades resultaram em queda de 20,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Ainda é cedo para rever projeções, mas o viés é de baixa”, admite o vice-presidente da Anfavea, Milton Rego. O executivo lembra também que a base de comparação (especialmente o primeiro trimestre) é muito boa.

Em abril, os tratores de rodas somaram 5,2 mil unidades, resultando em alta de 20,1% sobre março. “Por causa do plantio da safra de verão, é um segmento que deve crescer até agosto, setembro”, diz Milton Rego. Ele recorda ainda que as vendas de maio devem se elevar como consequência da Agrishow, principal feira nacional do setor agrícola, que ocorreu entre 28 de abril e 2 de maio em Ribeirão Preto.

Ainda em relação ao acumulado até abril, a venda interna de retroescavadeiras somou 1.381 unidades, resultando em queda de 29,6% ante o mesmo período do ano passado. “Tanto este segmento como o dos tratores de esteiras tiveram compras importantes do governo em 2013”, recorda o vice-presidente da Anfavea (com volume modesto de 230 unidades no acumulado, os tratores de esteiras sofreram queda de 17%).

PRODUÇÃO

No período até abril, as fabricantes nacionais montaram 26,9 mil máquinas, resultando em queda de 14,6% em relação ao mesmo período de 2013. A fabricação de colheitadeiras no período atingiu 2.678 unidades, recuo de 20,8% ante os mesmos meses de 2013. A montagem de tratores de rodas somou no acumulado do ano 20.415 unidades, resultando em queda de 15,6%, em linha com o que ocorreu em todo o setor de máquinas. Com 2,24 mil unidades no período, as retroescavadeiras também experimentaram queda significativa de 20,4% no acumulado do ano.

EXPORTAÇÕES

De janeiro a abril o Brasil exportou 3,93 mil máquinas agrícolas, levando a uma queda de 12,8%. O maior recuo, de 27,5%, ocorreu para os tratores de rodas, com o envio de 2,3 mil unidades, ante 3,2 mil no acumulado até abril do ano passado. As exportações de tratores de esteiras cresceram 53,9% e as de retroescavadeiras, em 25,6%, motivadas, segundo Milton Rego, por embarques ao continente africano.

Para acessar o estudo completo da Anfavea, acesse aqui.



Tags: Máquinas agrícolas, tratores de rodas, Milton Rego, Anfavea, tratores de esteiras, retroescavadeiras, colheitadeiras.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência