NOTÍCIAS
01/06/2014 | 02h32

Lançamentos

Troller 2015 aparece pela primeira vez

Novo jipe T4 mudou geral, do desenho da carroceria ao processo produtivo


MÁRIO CURCIO, AB

Jipe passa a usar motor diesel de cinco cilindros da Ranger (foto: Mário Curcio)
Pela primeira vez, a Troller mostra em público o seu novo jipe T4. A carroceria foi toda redesenhada. Ainda é feita de fibra de vidro, mas o processo de fabricação agora é outro. Sai de cena o antigo “hand lay up”, com a deposição de material feita camada sobre camada, e entra o SMC (Sheet Molding Compound), que faz a pré-conformação da resina, das fibras de reforço e outros componentes empregados.

“A mudança melhora a qualidade da superfície, o acabamento e a produtividade”, afirma Wagner Conceição, gerente da fábrica instalada em Horizonte, no Ceará. A unidade emprega hoje 460 funcionários e pertence à Ford desde janeiro de 2007, que pela primeira vez reformulou o jipe T4 por inteiro. Desde a aquisição, a média mensal de emplacamentos do T4 só ficou acima de 100 unidades de 2009 a 2011.

“Com o novo processo produtivo e a fábrica totalmente renovada, conseguiremos chegar a volumes bem maiores. Poderemos entregar (ao mercado) o que for preciso”, afirma o gerente de marketing, vendas e pós-venda da Troller, Wilson Vasconcellos.

A Ford ainda não revela pretensão mensal de vendas nem capacidade produtiva, mas vem reestruturando a rede Troller: “São hoje 20 pontos de venda no País. Temos agora novos grupos (de empresários donos de revendas) e as concessionárias têm novo padrão”, diz Vasconcellos.

COMO FICOU O T4
Troller T4 modelo 2015
Jipe T4 passa a ter motor 3.2 turbodiesel utilizado pela Ranger e fabricado pela Ford argentina. Volante, quadro de instrumentos e outros itens do painel também vêm da picape. Interior dos primeiros carros mostrados revela capricho no acabamento (fotos: Mário Curcio)

O novo Troller T4 tem desenho muito parecido com o do protótipo TR-X, mostrado no Salão do Automóvel de 2012. Segundo a montadora, as dimensões básicas são muito parecidas, assim como o peso. O desenho interno também é bem atual e agrada. O quadro de instrumentos vem da picape Ford Ranger.

O motor de cinco cilindros Duratorq produzido na Argentina também, mas a Troller ainda não divulga potência. Na picape, esse 3.2 turbodiesel produz 200 cv de potência. A montadora não descarta uma futura versão com câmbio automático (o manual é de seis marchas) ou motor a diesel de quatro cilindros para expandir a cobertura de mercado, mas sempre sobre o jipe T4: “A Ford não cogita outro produto”, afirma Vasconcellos.

Sem citar números, a montadora informa que aumentou a altura livre do solo e também os ângulos de entrada e saída de obstáculos. O conforto em uso urbano também estaria melhor, mas tanto a suspensão dianteira como a traseira mantiveram o eixo rígido.

Desde o lançamento do primeiro Troller, em 1996, o modelo só havia recebido melhorias técnicas, retoques de estilo e trocas de motor. Até mesmo motor Volkswagen AP ele usou em seus primeiros anos. O desenho básico da carroceria ainda era o mesmo, inspirado em uma antiga geração do Jeep Wrangler.

O Troller 2015 ainda não tem preço, mas deve chegar com valor semelhante à tabela de R$ 96.844 da versão 2014. Hoje ele tem concorrentes com preço inferior, como o Suzuki Jimny, que começa em R$ 58.990, também tem carroceria de duas portas, tração 4x4 e reduzida, mas utiliza motor 1.3 a gasolina de 85 cv. Outro rival em preço é o consagrado Pajero TR4. Com quatro portas, tração integral, reduzida e, de quebra, câmbio automático, ele sai por R$ 78.990. Seu motor é um 2.0 flex com até 140 cv.

Comentários: 28
 

DIROFF
01/06/2014 | 07h46
Esses caras estão "voando"!!! R$ 98000 porum jipinho???? Sai fora, campeão!!!

Heverton
01/06/2014 | 10h01
Pelo amor Troller automatico não vai matar a lenda off road.

Kato
01/06/2014 | 11h06
Nascido no Brasil Com preço da Europa. Sugando até sua alma. Por essas e outras que o Brasileiro vive andando pra traz...

Erialdo
01/06/2014 | 11h12
Ao meu vê , ficou bonito . O negócio é produzir !

valter
01/06/2014 | 16h37
O LADA era muito mais bonito...

robinsonhoto
01/06/2014 | 18h56
pronto... deram conta de transformar o troller num jipe de fresco... FORD lanca seu novo TATU (Trollhão para Atividade em Terreno Urbano) pq em trilha, soh o troller da troller pra dar conta... Jipeiro detesta frescuras... a ford poderia ter mantido a mesma carroceria, de fibra com 4mm, o mesmo chassi blindado, colocado um motor mais potente e sem frescuras eletrônicas, uma transmissao mais parruda e nada de destas besteiras automáticas (jipeiro gosta de ter controle de sua viatura)... a ford poderia montar uma versão de troller 4 portas para uso em cidade, ai sim, em cima de um chassi de ranger CS... me perdoa ford, mas, 6 fordeu o troller!

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 15/11/2017
Mudança na mobilidade domina discussões do Congresso SAE Brasil

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro