Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Lifan 530 chega ao Brasil em julho

Lançamentos | 04/06/2014 | 09h49

Lifan 530 chega ao Brasil em julho

Companhia promete picape Foison para o 1º semestre de 2014

GIOVANNA RIATO, AB | De Jiuzhai, China

A Lifan promete lançar no Brasil dois novos modelos nos próximos meses. Com isso a companhia amplia a gama no País, que atualmente conta apenas com o utilitário esportivo X60. A marca chinesa começará a vender em julho o sedã 530. Antes disso a companhia deve iniciar a distribuição da picape Foison, que atenderá a demanda por comerciais leves. Mais um reforço ao portfólio virá em 2015 com o crossover X50, ainda sem data definida para o lançamento.

O 530 disputará espaço entre os sedãs compactos com modelos como Fiat Siena, Volkswagen Voyage, Chevrolet Classic, Renault Logan e JAC J3 Turin. A categoria responde por parcela expressiva do mercado nacional, com mais de meio milhão de veículos emplacados em 2013. A ideia é manter o apelo típico dos carros chineses, ao oferecer ampla lista de equipamentos de série com preço competitivo.

O carro chegará com motor 1.5 que desenvolve até 105 cv. Itens como ar condicionado, direção elétrica, rádio com CD player e freios a disco nas quatro rodas virão de fábrica.

Automotive Business rodou com o 530 dentro da fábrica da Lifan em Chongqing, na China. O carro mostra que a montadora realmente subiu mais um degrau em qualidade, com respostas mais precisas do câmbio e da direção e melhor isolamento acústico na comparação com modelos da geração anterior, como o 320. Ainda assim, alguns descuidos continuam passando. Um exemplo é um parafuso aparente atrás do volante.

O 530 que chega ao Brasil será montado no Uruguai a partir de kits CKD importados da China. Em 2014 deverão ser feitos ali 2 mil unidades que abastecerão o mercado interno do país, a Argentina e principalmente o Brasil. A planta uruguaia já trabalha no mesmo regime com o utilitário esportivo X60.

Com o novo sedã a marca pretende atrair o consumidor que quer trocar um hatchback de entrada em busca de mais conforto e espaço. Clientes que hoje têm modelos como Chevrolet Celta ou Fiat Uno são o público esperado para o modelo.

FOISON

Depois de alguns meses de atraso a picape Foison é outra novidade a abastecer a rede de distribuição da Lifan no Brasil. O modelo deveria ter chegado ao mercado nacional no fim de 2013, mas precisou de mais tempo do que o esperado para a homologação dos itens de segurança agora obrigatórios no País: airbags e freios ABS. A companhia garante que a espera acabou. Segundo a Lifan, as unidades já estão em processo de faturamento para a rede de distribuição e estarão disponíveis para os clientes ainda em junho.

Equipado com motor 1.3 que rende 90 cv, o modelo atende a uma demanda crescente no País por transporte em centros urbanos que têm regras cada vez mais apertadas para a circulação de veículos de carga. Um nicho promissor na visão da empresa é o de food trucks. A legislação que regulamenta os veículos para a venda de refeições em São Paulo (SP) pode inspirar medidas semelhantes em outras cidades brasileiras. Assim como os outros Lifan vendidos no mercado nacional, a Foison é montada no Uruguai. A planta deve fabricar cerca de 2 mil unidades do modelo este ano.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO

A chegada dos novos carros dará fôlego à rede de concessionárias Lifan, que vinha sustentando a operação de carros novos da marca apenas com o X60. “O cliente entra na loja e só temos um SUV para oferecer e, independentemente do segmento no qual ele está interessado, temos de convencê-lo de que é a melhor opção”, observou Emerson Alves Teixeira, o Catatau, concessionário do Mato Grosso, durante a convenção de distribuidores da companhia realizada no dia 4 de junho em Jiuzhai, na China.

Alexandre Alves Vasconcelos, de Brasília, comemora a chegada da Foison. “Como muitos concessionários já vendiam veículos comerciais da marca, temos o conhecimento para trabalhar com este tipo de modelo”, aponta, referindo-se ao período em que a importação dos carros Lifan era feita pelo Grupo Effa. Na época o portfólio incluía comerciais leves.



Tags: Lifan, 530, sedã, lançamento, X60, X50, Foison.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência