Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 09/06/2014 | 16h44

Sabic e Kringlan criam roda de termoplástico com fibra de carbono

Produto visa substituir metais para redução de peso e de emissões

REDAÇÃO AB

A Sabic, empresa especializada em polímeros e termoplásticos de engenharia, e a Kringlan Composites, fabricante de compósitos, desenvolvem a primeira roda de composto termoplástico com fibra de carbono do mundo, com o fim de criar um produto que possa substituir materiais tradicionais, como metal e liga de alumínio, ajudando a reduzir o peso e emissões, além de diminuir custos de fabricação.

O projeto está sendo desenvolvido em um protótipo para uma fabricante de automóveis da Alemanha. Segundo as companhias, a produção da roda resulta em menor impacto ambiental na comparação com processos convencionais:

“A combinação de resina de alto desempenho da Sabic com a tecnologia de fabricação tridimensional da Kringlan para compostos com carbono oferece aos OEM’s a oportunidade de redução de peso e de custos de produção, bem como a possibilidade de reciclagem dos materiais. Quando comparado a outros materiais termoplásticos, o conceito de resina composta da Sabic oferece superior resistência a altas temperaturas, estabilidade dimensional, bem como resistência a produtos químicos”, ressalta Thierry Materne, vice-presidente de tecnologia e inovação da divisão Innovative Plastics da Sabic.

O design da peça proporciona flexibilidade para que a roda seja montada com raios de metal tradicional ou com raios de resina composta reforçada com fibra de carbono, permitindo redução ainda maior de peso. O design está em conformidade com as normas em vigor estabelecidas para rodas de metal pelo instituto de testes alemão TüV, o que aumenta sua possibilidade de aplicações com outras montadoras ao redor do mundo e a criação de protótipos de rodas leves de acordo com seu design e especificações singulares.

“Somente no setor automotivo, vários OEM’s já mostraram interesse na aplicação da roda de compostos de carbono, o que pode permitir a redução de emissões de CO2 de um automóvel convencional entre 2% a 3%”, revela Steffen Heinecke, CEO da Kringlan.



Tags: Sabic, Kringlan, roda, termoplástico, fibra de carbono, emissões.

Comentários

  • Joao gomes

    A proxima revolução industiral que ja vem acontecendo, é proveniente de materiais, gostaria de sempre ver materias sobre este tema " evolução de materiais', nao so dos termoplaticos, mas tambem dos materiais metalicos e ceramicos. Muito boa a materia.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência