Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 10/06/2014 | 16h12

Reciclanip comemora 15 anos de atuação

Entidade já recolheu o equivalente a 560 milhões de pneus de passeio

REDAÇÃO AB

A Reciclanip comemora 15 anos de coleta e destinação de 2,8 milhões de toneladas de pneus. A entidade é um braço da Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. A quantidade divulgada equivale a cerca de 560 milhões de pneus de carros de passeio.

Hoje, a entidade recolhe os produtos descartados em 834 pontos de coleta, distribuídos em todos os Estados. Segundo a Anip, mais de R$ 550 milhões já foram investidos na ação. “Por lei, os municípios com mais de 100 mil habitantes precisam ter um ou mais pontos de coleta e há 299 municípios com essa população ou mais em todo o País, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades menores devem se coligar para estabelecer pontos comuns. Assim, o número de municípios atendidos é bem superior a mil”, explica o presidente executivo da entidade, Alberto Mayer.

O responsável de cada ponto comunica a Reciclanip sobre a necessidade de coleta e a entidade programa a retirada com os transportadores conveniados (para saber onde levar pneus inservíveis, consulte a lista dos pontos de coleta no site www.reciclanip.org.br).

LOGÍSTICA REVERSA

Os pontos de coleta devem ser cobertos. Em regra são locais de propriedade das prefeituras. O sistema de coleta do município, os revendedores e mesmo cidadãos devem colocar os pneus inservíveis nos pontos de coleta.

Quando é atingido o volume-limite estabelecido pela Reciclanip (2 mil pneus de passeio ou 300 de carga), a entidade é avisada e um caminhão vai retirá-los. Os pneus recolhidos são encaminhados a destinações aprovadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), basicamente empresas de trituração e moagem ou fabricantes de cimento equipados com filtros adequados que permitam seu co-processamento como combustível em fornos apropriados.

No caso das empresas de trituração e moagem, a borracha pode ser separada dos outros materiais (aço e tecido) e reutilizada, seja para produzir o asfalto-borracha (mais aderente), seja para transformação em outros produtos como solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadra, pisos industriais e tapetes automotivos, por exemplo.

Contudo, a maioria dos pneus inservíveis é queimada utilizada como combustível alternativo nas indústrias de cimento, pelo seu alto poder calorífico. Todas as destinações são aprovadas pelo Ibama.



Tags: Reciclanip, pneus, reciclagem, asfalto-borracha, Anip, pontos de coleta, IBGE.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência