Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 17/06/2014 | 12h46

Ford e Heinz pesquisam plástico de casca de tomate

Material poderá substituir plástico derivado do petróleo

REDAÇÃO AB

Uma parceria entre a Ford e a Heinz, tradicional fabricante de ketchup, pesquisa o desenvolvimento de um novo tipo de plástico feito a partir de uma matéria-prima nada comum ao setor automotivo: o tomate. Segundo as empresas, o material feito a partir da pele do legume é 100% sustentável e poderá ser utilizado na confecção de componentes como braçadeiras para fios e porta-objetos usados nos carros da montadora.

“O objetivo é ter novos materiais, fortes e leves, para reduzir o impacto ambiental dos derivados de petróleo. Estamos investigando se esse subproduto do processamento de alimentos faz sentido em uma aplicação automotiva. Há quase dois anos, a Ford iniciou uma parceria com a Heinz, a Coca-Cola, a Nike e a Procter & Gamble para o desenvolvimento de um plástico 100% à base de plantas capaz de ser usado em vários tipos de produtos, de tecidos a embalagens, em substituição a materiais atuais à base de petróleo”, diz Ellen Lee, especialista em pesquisa da Ford.

A pesquisa faz parte da estratégia global de sustentabilidade da montadora baseada no conceito reduzir, reutilizar e reciclar ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento de veículos mais eficientes no consumo de combustível em todo o mundo. A empresa conta com parcerias, que por sua vez, como no caso da Heinz, buscam maneiras de reciclar e reutilizar as cascas, caules e sementes dos mais de 2 milhões de toneladas de tomates que a empresa usa todos os anos para produzir seu ketchup.

“Estamos muito satisfeitos que essa tecnologia tenha sido validada. Embora a pesquisa ainda esteja nos estágios iniciais, ficamos animados com os avanços que ela pode trazer tanto para Heinz como para a Ford”, comemora Vidhu Nagpal, diretor adjunto de pesquisa e desenvolvimento de embalagens da Heinz.

Entre os materiais diferenciados que a Ford já utiliza em sua produção, estão componentes de console reforçados com fibra de celulose de capota elétrica feitos com casca de arroz, entre outros feitos de coco, carpetes e tecidos feitos com algodão reciclado e bancos e apoios de cabeça com espuma fabricada a partir da soja.

FordHeinz/



Tags: Ford, Heinz, plástico, sustentável.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência