NOTÍCIAS
17/06/2014 | 14h55

Lançamentos

Audi Q3 chega ao Brasil na versão RS, de 310 cv

Novo SUV de R$ 273,6 mil vai de zero a 100 km/h em 5,5 segundos


REDAÇÃO AB

Esta é a primeira versão RS para a família Q de utilitários esportivos
As concessionárias Audi começam a vender no Brasil o modelo RS Q3, primeiro modelo da linha esportiva RS para a família Q. O utilitário esportivo compacto tem preço sugerido de R$ 273,6 mil e é equipado com motor 2.5 de cinco cilindros e 310 cv de potência. Segundo a fabricante, ele acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

O câmbio escolhido pela Audi foi o automatizado S Tronic de dupla embreagem e sete velocidades. As marchas podem ser trocadas de modo automático ou manual, pela alavanca ou por aletas atrás do volante. O RS Q3 também traz controle eletrônico de largada, que permite arrancadas o mais rápidas possível, sem perda de tempo pela patinagem das rodas. A tração do modelo é integral permanente.

O RS Q3 vem de série com o sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva de aceleração, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. A terceira opção resulta em respostas mais ágeis e ronco mais alto do motor.

Para garantir economia de combustível, este Q3 esportivo conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga e religa o motor automaticamente nas paradas de semáforo. Outra medida de eficiência está em sua bomba de óleo, que funciona conforme a necessidade do motor. Para garantir estabilidade extra, a Audi rebaixou em 2,5 centímetros as suspensões do modelo em relação ao Q3 normal e transferiu sua bateria para a traseira a fim de melhorar a distribuição de peso.

Por fora, são detalhes exclusivos do RS Q3 os apliques na carroceria e nas barras de teto feitos de alumínio fosco, o para-choque RS e a grade frontal do tipo colmeia pintada de preto brilhante. As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor e as grandes ponteiras de escape destacam a traseira do modelo.

Por dentro o novo utilitário esportivo vem com painel de instrumentos com medidores de fundo cinza, números brancos e ponteiros vermelhos. Entre outras informações há pressão do turbo, temperatura do óleo e cronômetro para tempos de volta. Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento de alumínio. Os bancos esportivos têm logotipos estampados e são revestidos de couro preto. O porta-malas tem capacidade de 356 litros e passa a 1.261 litros com o banco traseiro rebatido.

Outros equipamentos do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus e faróis de xênon. Som e sistema de infoentretenimento também compõem a lista de equipamentos do RS Q3.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 13/12/2017
Requisitos de segurança têm de se adequar à realidade local de mercado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
DE CARRO POR AÍ | 15/12/2017
Governo oferece incentivo para instalação de fábrica em Itumbiara
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
AUTOINFORME | 15/12/2017
Coreia constrói ambiente urbano planejado e inteligente
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018