Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 25/06/2014 | 13h30

Motos em clima de Copa tentam segurar vendas

Honda e Dafra criam séries especiais de modelos urbanos até 250 cc

MÁRIO CURCIO, AB

A exemplo do que fazem as montadoras de automóveis, este ano as fabricantes de motos Honda e Dafra aproveitaram a Copa do Mundo e criaram séries especiais. As motocicletas não fazem menção ao torneio, mas têm as cores da bandeira. Da Honda surgiu a CG 150 Titan EX BR, uma série especial com 3,8 mil unidades.

A moto utiliza as cores azul e amarela e sai por R$ 7.950, preço sugerido R$ 50 menor que o da Titan EX normal. Tentando desvincular a moto do torneio, a Honda se justifica: “A CG é considerada uma das motos mais brasileiras. Tem índice de nacionalização acima de 95% (...) O Brasil já teve mais de 10 milhões de CGs vendidas”, afirma o supervisor de relações públicas, Alfredo Guedes Júnior. A linha CG é formada por versões de 125 e 150 cc que, somadas, detêm 36,4% do mercado de motocicletas zero-quilômetro.

Cada concessionária Honda recebeu não só as motos, mas um kit formado por tapete verde e outros acessórios. Guedes Júnior admite que a ação tem por objetivo ajudar a manter as vendas aquecidas no período, já que a Honda e outros fabricantes temiam desde o começo do ano a queda nas vendas durante a Copa pelo comprometimento da renda dos motociclistas, especialmente com a compra de TVs.

A previsão vem-se confirmando e a média diária de emplacamentos na primeira quinzena de junho foi de 5,46 mil unidades, 10,4% a menos que as 6,1 mil registradas na primeira metade de maio.

NA DAFRA, DUAS VERSÕES ESPECIAIS
Dafra
Dafra Riva 150 (à esquerda) e Next 250 são, respectivamente, a sétima e a décima motos urbanas mais vendidas no Brasil.

A terceira maior fabricante do País criou a série Brasil para duas motos urbanas, a Riva 150, com preço sugerido de R$ 6.390 (R$ 200 a mais que a versão regular), e a Next 250, por R$ 12.290 (R$ 100 a mais). Ambas são brancas e receberam logotipos verde-amarelos nas laterais e filetes amarelos nas rodas.

“Produzimos cerca de 150 unidades de cada uma. Avaliamos a produção de uma quantidade maior caso o Brasil venha a ter êxito na competição”, afirma o diretor comercial Sérgio Dias. De acordo com o ranking da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários, a Riva 150 é a sétima moto urbana mais vendida no País e a Next 250 ocupa o décimo posto nesse mesmo ranking.



Tags: Honda, Dafra, motos, motocicletas, Titan EX BR, Riva, Next, Alfredo Guedes Júnior, Sérgio Dias.

Comentários

  • Angelo Karnopp

    É importante que os fabricantes promovam suas para tentar minimizar o impacto de vendas já previsto por todos neste período de Copa do Mundo. Infelizmente não foi levada em consideração que, os compradores de veículos avaliam a revenda do mesmo antes da compra e, a cor está diretamente relacionada a isto. A maioria das pessoas não compraria um veículo com cores extravagantes apenas por conta de um breve período que passamos. Talvez até haja maiores vendas desta série especial se o Brasil for campeão da COPA, caso contrário, podem tirar estas peças das vitrines e repintá-las. Fica a dica... O brasileiro em sua maioria esmagadora compra veículos nas cores: branco, vermelho, preto e prata; fora disto, são poucas exceções. Não é preciso nem mesmo contratar consultoria para visualizar isto, basta ficar parado por 10 minutos em um semáforo observando as cores de veículos que passam e, já será possível ter este entendimento.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência