Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 25/06/2014 | 16h51

Ford é eleita a marca mais verde

Empresas automotivas ficaram na liderança do ranking da Interbrand

REDAÇÃO AB

A Ford foi apontada como a marca mais verde do mundo no Best Global Green Brands, relatório elaborado pela Interbrand, a mesma empresa que organiza o ranking de marcas mais valiosas do mundo (veja aqui). Nos quatro anos de história do levantamento das empresas mais sustentáveis, este é o primeiro em que a Toyota não é vencedora. A montadora japonesa desceu para a segunda colocação.

Apesar de o levantamento ser feito com companhias de diversos segmentos, o setor automotivo liderou a lista das mais verdes. Depois de Ford e Toyota aparecem Honda e Nissan. O relatório aponta ter buscado o poder da participação e ação coletiva nas organizações. A missão, na avaliação da Interbrand, foi cumprida com louvor pela primeira colocada.

“A Ford é tudo que o negócio do futuro deve ser: eficiente, visionário, flexível, especializado na solução de problemas, cooperativo e focado em criar valor compartilhado”, aponta o estudo. A montadora se destacou por mostrar o conceito C-MAX movido a energia solar. “Com o veículo, fruto de parcerias com uma série de setores, a Ford nos mostra o que é possível”, destaca o relatório.

O estudo destaca a importância de a Ford firmar alianças em diversas áreas, principalmente para entender e buscar soluções para o desafio das mudanças climáticas. Entre os exemplos estão o programa que trabalha em energia sustentável para a área de transportes da Universidade da Califórnia e parcerias com o governo dos Estados Unidos no desenvolvimento de tecnologias de propulsão alternativa.

OUTROS DESTAQUES

Apesar de ter perdido a primeira colocação, a Toyota continua em destaque entre as marcas verdes. O estudo lembra da boa reputação da companhia como líder na produção de carros híbridos. Além disso a empresa está envolvida em ações de proteção ambiental. Um dos projetos destacados no relatório da Interbrand acontece no Brasil, onde a fabricante de veículos tem parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e com o governo brasileiro para proteger espécies animais e vegetais em áreas de preservação ambiental.

A Honda, que ficou na terceira posição, também tem alianças importantes. Uma delas é com a prefeitura de Saitama, no Japão, para testar veículos ultraleves como alternativa para o sistema de transporte de massa tradicional. A companhia atua ainda com metas importantes de desenvolvimento de fontes de energia sustentável para a mobilidade.

Já quarta colocada, a Nissan, ganhou prestígio ao colaborar com outras empresas na construção de infraestrutura para a recarga de veículos elétricos nos Estados Unidos. A montadora colabora ainda para que o governo dos Estados Unidos alcance seus próprios objetivos de sustentabilidade.

Veja aqui o ranking completo da Best Global Green Brands.



Tags: Ford, Interbrand, sustentabilidade, Best Global Green Brands.

Comentários

  • Romante Rodrigues

    Empresa verde. Será que os empresários e diretores das empresas em geral estão percebendo esse valor? Incrivelmente encontramos com empresas em pleno seculo XXI se vendo como uma das unidades de “Ford” na antiguidade. Muito me felicita ver uma notícia dessas. Saber que essa empresa evoluiu e evolui sempre, sempre com os olhos no futuro para as tendências e necessidades da sociedade. Como eu gostaria de ver a maioria das empresas com esse pensamento e atitude da Ford, ao contrário do que vemos. Romante Rodrigues

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência