Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 30/06/2014 | 17h10

Air Liquide anuncia rede de abastecimento de hidrogênio na Europa

Novos centros na Dinamarca atenderão veículos movidos a célula de combustível

REDAÇÃO AB

A Air Liquide, empresa especializada em gases, tecnologia e serviços para o setores industrial e de saúde, anuncia a instalação de mais quatro novos postos de abastecimento de hidrogênio para veículos movidos a célula de combustível na Dinamarca até o fim deste ano, sendo dois em Copenhagen, um em Aalborg e outro em Vejle. Os novos centros serão interligados a outras duas estações em atividade, localizadas em Copenhagen e Holstebro. A empresa não divulgou o valor do investimento que dedicará ao projeto.

Em comunicado, a Air Liquide indica que com os novos postos, os veículos elétricos movidos a célula de combustível poderão ser abastecidos em todo o país em um raio de 500 quilômetros. Uma recarga deste tipo não demora mais do que cinco minutos, informa.

Todos os postos de recarga terão um eletrolisador, que permite a produção do gás localmente. A tecnologia produzirá hidrogênio livre de carbono por meio da utilização de energia limpa proveniente de fontes renováveis, conforme dita o plano anunciado pelo governo dinamarquês em 2012, cuja meta é de alcançar 100% em energias renováveis até 2050.

“A implantação de uma rede de centros de abastecimento de hidrogênio na Dinamarca representa um passo à frente muito importante. Esta é a primeira infraestrutura de rede de hidrogênio em toda a Europa. Este novo projeto é testemunha do comprometimento da Air Liquide com a implantação de tecnologias à base de hidrogênio dedicadas ao desenvolvimento da mobilidade sustentável”, comentou membro do Comitê Executivo da Air Liquide, François Darchis, que supervisiona o setor de inovação.

Além da rede dinamarquesa, a Air Liquide está envolvida na construção de usinas de hidrogênio em outros países, como Alemanha, onde, em 2012, inaugurou seu primeiro centro de abastecimento de hidrogênio para atender ao público. Bélgica, Holanda, França, Grã-Bretanha, Suíça, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão também já estão nos planos da empresa.



Tags: Air Liquide, hidrogênio, célula de combustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência