Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 21/07/2014 | 17h55

Porsche conclui expansão de centro de desenvolvimento

Investiu € 150 milhões em estúdio, túnel de vento e centro de integração eletrônica

REDAÇÃO AB

A Porsche AG inaugurou oficialmente três novos edifícios no seu centro de desenvolvimento de Weissach, na Alemanha. Fruto de um investimento de € 150 milhões, anunciado em 2010 (leia aqui), esta foi a maior expansão da história do centro, que desde 1971 projeta carros esportivos da marca. Foram construídos um novo estúdio para construção de carros conceito, um túnel de vento aeroacústico e um centro de integração eletrônica.

O centro de desenvolvimento se destaca por reunir toda área de P&D em um único local: desde o conceito até o desenvolvimento de todos os sistemas de um veículo em produção, incluindo testes nos circuitos em asfalto e off-road. O centro é usado, inclusive, para desenvolvimento de tecnologias para o Grupo Volkswagen.

NOVAS INSTALAÇÕES

Segundo a Porsche, o novo estúdio oferece à equipe de projetistas as condições ideais para todo o processo de criação da parte externa e interna dos veículos da marca. Desde o primeiro desenho até a sua forma acabada, todos os carros esportivos são criados em apenas um local. A disposição do novo estúdio facilita um nível máximo de transparência e comunicação e fortalece a interação entre os projetistas.

Ao lado do estúdio se encontra o novo túnel de vento. Essa proximidade ajuda no trabalho diário e reduz o tempo entre o projeto e o desenvolvimento aeroacústico. Neste processo, os especialistas utilizam o túnel de vento em diversas aplicações, desde os momentos iniciais do desenvolvimento de carros conceito até os testes finais de veículos em produção.

O centro de integração eletrônica, que também fica próximo, reúne em um único local os engenheiros responsáveis por elétrica e eletrônica, facilitando assim a interação de todos os componentes do veículo.

As áreas de parte elétrica e de eletrônica antes estavam distribuídas entre doze edifícios diferentes na fábrica de Weissach. Com o aumento da quantidade de peças eletrônicas nos carros, a distância entre os departamentos tornou-se um complicador. Dai a necessidade de um novo prédio, que vai ajudar a acelerar o desenvolvimento dos veículos.

Mais de 6 mil funcionários, tanto da Porsche (4,5 mil) como de empresas parceiras (1,5 mil), trabalham atualmente no centro de Weissach nos departamentos de desenvolvimento, automobilismo, compras, e em áreas de apoio.



Tags: Porsche, centro, desenvolvimento, Weissach, Alemanha.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência