Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 21/07/2014 | 18h26

Evonik confirma fábrica de sílica precipitada em Americana (SP)

Matéria-prima é um dos componentes para a fabricação de pneu verde

REDAÇÃO AB

A Evonik, grupo do setor químico, confirmou que construirá na cidade de Americana (SP) sua primeira fábrica de sílica precipitada (de alta dispersão - HD) na América do Sul, matéria-prima utilizada para elevar a qualidade dos pneus de alta resistência ao rolamento, os denominados pneus verdes. A unidade, cujo planejamento havia sido divulgado em maio do ano passado (leia aqui) ainda dependia de aprovação interna. A companhia não divulgou o valor real do investimento, informando apenas em comunicado que será na ordem de “dezenas de milhões de euros”.

“Com esse investimento no Brasil, estamos nos posicionando no importante mercado sul-americano como fornecedor inovador de materiais inorgânicos avançados para aplicações que visam à preservação de recursos”, disse Patrik Wohlhauser, COO da Evonik Industries e membro da diretoria executiva.

Segundo a Evonik, o mercado de pneus de baixa resistência ao rolamento e, consequentemente, de sílicas de alta dispersão, tem apresentado um crescimento maior que o mercado de pneus convencionais na América do Sul. A empresa prevê uma demanda adicional em decorrência do Programa Brasileiro de Etiquetagem para Pneus, que prevê fornecer as informações que diferem cada tipo de pneu ao consumidor final. Testes da indústria comprovam que o pneu verde pode reduzir o consumo de combustível em até 8% na comparação com automóveis equipados com pneus convencionais.

A fábrica brasileira de sílica de alta dispersão faz parte da estratégia da Evonik em expandir sua capacidade produtiva global: até o fim deste ano, o volume de produção do material deve crescer 30% com relação a 2010. Em Chester, nos Estados Unidos, uma fábrica de sílica precipitada com capacidade anual de cerca de 20 mil toneladas está programada para entrar em operação ainda em 2014. A expansão na América do Norte e na América do Sul segue as ampliações já concluídas na Europa e Ásia, como a expansão finalizada na Tailândia em março deste ano.

Com a nova fábrica, a Evonik também visa atender as necessidades de outros segmentos na América do Sul, como as indústrias alimentícia, agrícola e de nutrição animal.



Tags: Evonik, pneu verde, sílica precipitada.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência