Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 22/07/2014 | 13h35

Volvo revela mais tecnologias aplicadas ao XC90

Nova geração do SUV pode até evitar saídas de pista acidentais

REDAÇÃO AB

A Volvo continua fazendo segredo do desenho final do novo XC90 ao mesmo tempo em que revela avanços tecnológicos que o carro trará. A fabricante promete para o utilitário esportivo um grande pacote de segurança de série. O conjunto de itens inclui duas tecnologias inéditas, um sistema de proteção contra saídas acidentais da pista e um dispositivo de frenagem automática em cruzamentos. A Volvo recorda que sair da pista é um fato comum e tem diferentes causas, como distração, cansaço ou sonolência e condições climáticas desfavoráveis.

Segundo a Volvo, essas ocorrências respondem por um terço das mortes ou ferimentos graves em motoristas e passageiros tanto na Suécia como nos Estados Unidos. Considerando que não há regulamentação ou teste para verificar a capacidade do carro de evitar saídas da pista, a Volvo desenvolveu uma tecnologia que avalia o posicionamento seguro para proteger os ocupantes caso essa situação ocorra.

O posicionamento seguro detecta quando há um cenário de saída de pista, permitindo que o novo Volvo XC90 interprete o que está acontecendo, tensionando os cintos de segurança para manter os ocupantes na posição. Os cintos são firmemente tensionados enquanto o carro se encontra em movimento.

Para prevenir ferimentos na coluna, elementos de absorção de energia de impacto foram instalados entre o assento e sua estrutura, dissipando a força vertical que pode ocorrer quando o carro encontra o solo de forma abrupta. A solução é capaz de reduzir a força vertical dos ocupantes em um terço. Isso previne ferimentos na coluna, frequentes nessas situações.

O XC90 também entrega tecnologias que ajudam o motorista a prevenir situações de saída de pista. O assistente de mudança de faixa aplica força no volante se o carro está saindo da faixa intencionalmente, enquanto o sistema de alerta ao motorista, de série, detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados. Há também o assistente de parada de descanso, que conduz o motorista ao ponto de parada mais próximo.

O XC90 é o primeiro carro no mundo capaz de acionar automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. A situação é comum em cruzamentos nas cidades ou tráfego rodoviário, onde a velocidade é mais alta. O novo Volvo XC90 detecta potenciais acidentes e freia automaticamente, seja para evitar a colisão, seja para reduzir as consequências do acidente.

O próximo XC90 traz ainda sistema de proteção contra impactos traseiros, com radares também na parte posterior. Nesse caso os cintos também são tensionados para manter o ocupante seguro e as luzes passam a piscar e avisar o motorista que vem atrás, enquanto os freios são ativados para ajudar a reduzir o impacto nos ocupantes.

Em conjunto com o novo desenho dos bancos, que integram a próxima geração do sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, o dispositivo “pré-batida” ajuda a reduzir ferimentos no pescoço. O XC90 terá ainda a mais nova geração do controle anticapotagem, de série.
Volvo
Novo XC90 freia automaticamente caso o motorista o aponte para um carro em sentido contrário; auxílio a estacionamento inclui vista aérea virtual, que dá mais confiança ao motorista em manobras.

O sistema usa sensores avançados para calcular o risco de tombamento, restringindo o torque do motor e acionando os freios em uma ou mais rodas a fim de impedir o acidente. Caso seja inevitável, as cortinas infláveis são ativadas, cobrindo as três fileiras de assentos por um período mais longo, prevenindo ferimentos na cabeça. Os sete assentos do XC90 têm pré-tensionadores pirotécnicos, que são acionados em situações de capotamento.

CITY SAFETY

O termo City Safety passa a abrigar todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars e será item de série no Volvo XC90. A função do novo sistema de prevenção a colisões é auxiliar o motorista caso haja alto risco de impacto contra outro veículo, pedestre ou ciclista, com uma estratégia de alerta e de auxílio na frenagem. Caso a colisão seja quase inevitável, o sistema vai proporcionar frenagem automática se o motorista não responder à colisão iminente.

“Agora podemos cobrir praticamente todas as condições de luz, do amanhecer ao entardecer, com uma câmera mais rápida e inteligente, de alta sensibilidade, combinada com um sistema avançado de controle da exposição”, afirma a técnica sênior especializada em segurança da Volvo Cars, Lotta Jakobsson.

O XC90 também terá um leitor de placas de sinalização de série. O sistema foi aprimorado para mostrar uma extensa seleção de placas de trânsito em um display digital na frente do motorista, bem como uma grande variedade de sinais complementares. Assistentes de congestionamento, de monitoramento de pontos cegos e piloto automático adaptativo também estarão no novo XC90.

ALÉM DE SEGURANÇA, PRATICIDADE

Entre as soluções que facilitam a vida do motorista no próximo XC90 há um novo assistente de estacionamento, agora com dispositivo de manobra automática em vagas perpendiculares, como as de shoppings e supermercados, bem como a comodidade de entrar e sair sozinho de vagas paralelas. O XC90 também mostrará na tela central do painel uma vista aérea do carro, criada digitalmente, que cobre 360 graus do veículo.

Segundo a Volvo, a visão do entorno do carro dá mais tranquilidade ao motorista durante as manobras. E o carro tem 12 sensores ultrassônicos ao seu redor. Quando o condutor ativa o assistente de estacionamento em uma situação de vaga paralela, como em uma rua, os sensores começam a monitorar o lado do carro em busca de vagas. Se a vaga mede 20% a mais que o tamanho do carro, o motorista é avisado por um sinal sonoro e por mensagem no painel.

As vagas perpendiculares devem ter a largura do carro mais um metro extra. O display guiará o motorista, passo a passo, por textos e animações no painel central até o carro estar estacionado. As soluções do sistema Volvo chamado IntelliSafe, presente no futuro XC90, incluem também o alerta de tráfego lateral, que monitora a traseira do veículo em manobra em marcha à ré. Ele adverte o motorista caso um carro seja detectado em uma área de 30 metros para cada lado, com sinal sonoro e aviso no display central.



Tags: Volvo, XC90, segurança, city safety, saídas da pista, cintos de segurança, capotagem, Lotta Jakobsson, IntelliSafe.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência