Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW dará férias coletivas até na fábrica do Up!
Taubaté recebeu R$ 1,2 bi para montar o Up!

Trabalho | 07/08/2014 | 17h01

VW dará férias coletivas até na fábrica do Up!

Unidade fica em Taubaté, onde a Ford pôs 108 em layoff no dia 1º

MÁRIO CURCIO, AB

A Volkswagen de Taubaté, responsável pela produção do Up! e Voyage, também recorreu às férias coletivas em razão de queda nas vendas (veja aqui) e estoques elevados. A partir do dia 25 de agosto, 4,5 mil trabalhadores entrarão em recesso por dez dias. Em nota, a VW afirma que a medida pretende adequar a produção à demanda de mercado.

Em entrevista concedida a um jornal da cidade, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau), Hernani de Oliveira Lobato, afirmou que as férias coletivas eram estudadas para a unidade havia algum tempo. Ele recorda que as outras unidades da VW no Brasil (São Bernardo do Campo, São Carlos e São José dos Pinhais) já haviam recorrido às coletivas e até ao layoff, suspensão temporária dos contratos de trabalho, que ainda não afeta Taubaté.

De acordo com o sindicato, com a transferência de toda a produção do Gol para São Bernardo do Campo (até fevereiro ele também era montado em Taubaté), algumas metalúrgicas da região também foram afetadas. A VW investiu R$ 1,2 bilhão em Taubaté para a produção do Up!, que chegou à rede em fevereiro e teve 29,3 mil unidades emplacadas até julho. Sua média mensal de vendas está em torno de 5,44 mil unidades, cerca de 65% a menos do que os 15,4 mil VW Gol emplacados por mês, aproximadamente.

A retração nas vendas também atinge em Taubaté a fábrica de motores da Ford, que colocou em layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho) desde o dia 1º de agosto 108 funcionários por períodos que variam de dois a cinco meses. No fim de 2013 a unidade já havia adotado um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para 288 funcionários e este ano a produção de motores foi interrompida por férias coletivas entre 9 e 27 de junho.

Nesta semana, a MAN Latin America (fabricante dos caminhões Volkswagen e MAN instalada em Resende, RJ) colocou em layoff desde a segunda-feira, 4, 100 trabalhadores por um período de cinco meses.

A Mercedes-Benz aplicará o lay-off a partir do dia 18 deste mês até janeiro 158 trabalhadores de sua unidade de Juiz de Fora. Outra medida recente foi adotada pela Iveco, fabricante de caminhões instalada em Sete Lagoas (MG). Desde a terça-feira, 4, até 20 de agosto, 1,5 mil funcionários estarão em férias coletivas. Segundo levantamento do jornal O Estado de São Paulo, esta é a terceira vez desde abril que a Iveco adota férias coletivas.



Tags: VW, Volkswagen, Up!, Taubaté, Ford, motores, Layoff, PDV, Mercedes-Benz, MAN Latin America, Iveco.

Comentários

  • Edson

    Por mim... com esses preços que eles praticam...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência