Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 07/08/2014 | 18h55

Brasil encerra o semestre como o quinto maior mercado

Estudo da Jato mostra China no primeiro lugar e Toyota como a líder de vendas

REDAÇÃO AB

Texto atualizado em 8/8, às 11 horas.
Com queda de 7,3% nas vendas de carros e comerciais leves, o Brasil encerrou o primeiro semestre deste ano como o quinto maior mercado, segundo levantamento da consultoria Jato Dynamics, realizado com 27 países e divulgado na quinta-feira, 7.

A China, mesmo apenas com os números de carros contabilizados, manteve-se na liderança mundial. Nos primeiros seis meses deste ano, foram vendidos mais de 10 milhões de automóveis no país, volume 9,2% maior em relação ao mesmo período de 2013.

Os Estados Unidos permaneceram em segundo lugar do ranking, com alta de 4,2% nas vendas de leves. O Japão demonstrou recuperação, conseguiu crescimento de 10,7% na comparação anual, e garantiu a terceira colocação. A Alemanha subiu para a quarta posição ao registrar aumento de 2,7%, ultrapassando o Brasil.

Na sexta colocação está a Grã Bretanha, com aumento nas vendas de 11,3% no acumulado até junho em relação ao ano passado. Na sétima e oitava posições aparecem Índia e Rússia, com retração de 4,8% e 7,9%, respectivamente. Nos dois últimos lugares entre os 10 maiores mercados ficaram a França e o Canadá, ambas com resultados positivos de 2,6% na soma dos seis primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado.

Ranking
MARCAS

A Toyota foi a marca mais vendida no primeiro semestre deste ano. Com 3,2 milhões de unidades entregues, a empresa teve alta de 1,74% no primeiro semestre sobre igual intervalo do ano passado. Logo em seguida, na segunda posição, está a Volkswagen com crescimento de 2,51%, para 3 milhões de veículos vendidos.

A Ford ocupa o terceiro lugar com alta de 2,14% de veículos vendidos no semestre se comparado ao ano passado, totalizando 2,7 milhões de carros. A Nissan, à frente da Chevrolet, vendeu 2,1 milhões, em alta de 7% e garantiu a quarta colocação. A marca da GM ficou em quinto lugar, com 2,1 milhões de unidades comercializadas, volume 5,3% menor do que o do ano passado.

Ranking



Tags: Mercado, Jato, Brasil, Toyota, China.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência