Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 11/08/2014 | 15h30

Vendas de usados avançam 3,8% de janeiro a julho

Foram negociados mais de 3 deles para cada veículo novo vendido

CAMILA FRANCO, AB

Na contramão do mercado de veículos novos - que, mesmo com IPI reduzido, acumula retração de 8,6% de janeiro a julho deste ano -, o de usados não para de crescer. Números divulgados pela Fenabrave, federação que representa os distribuidores, mostram que este segmento avançou 3,8% nos primeiros sete meses deste ano sobre mesmo intervalo de 2013, para 5,7 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus usados comercializados.

Segundo a federação, a cada veículo leve novo emplacado no período, foram negociados 3,2 usados no País. Nos últimos anos, esta relação estava abaixo de 3. A mesma comparação pode ser feita para pesados: a cada caminhão ou ônibus novo adquirido, saíram das revendas 2,4 usados.

Foram vendidos 4,4 milhões de automóveis usados nos primeiros sete meses, volume 3,2% maior do que o vendido de janeiro a julho do ano passado. Os comerciais leves tiveram alta de 8,2%, para 999,4 mil unidades. Enquanto caminhões (191,6mil) e ônibus (26,2 mil) apresentaram retração de 2,3% e 8,7%, respectivamente.

A Volkswagen manteve-se líder no mercado de leves usados, com uma fatia de 24,7% no acumulado do ano. A Fiat aparece em segundo lugar, com 22,5%. É seguida por Chevrolet, com 21,4%; Ford, com 10,4%; e Renault, com 3,5%.

No segmento de caminhões usados, a Mercedes-Benz liderou com participação de 41,6%. A Volkswagen, na segunda posição, conseguiu 19,2% de market share. Ford ficou com 18,8%. Scania, com 7,5%; e Volvo, com 5,6%. No de ônibus, a Mercedes também é a maior. A marca ficou com fatia de 56,5%. A Volkswagen teve 16,1% de participação. A Marcopolo, 10%. E a Scania, 6%.

JULHO

Somente em julho, foram negociados 924,8 mil veículos usados, entre leves e pesados, no País. O volume representa alta de 5,8% sobre igual mês de 2013 e de 23% sobre junho deste ano, que foi prejudicado pelo menor número de dias úteis em decorrência da Copa do Mundo.

O veículo mais vendido de julho foi o Volkswagen Gol, com 100,3 mil unidades. Fiat Uno, o segundo mais procurado, fechou com 61,6 mil vendas. O Fiat Palio teve 55,2 mil unidades comercializadas. O Chevrolet Celta ficou com 32,8 mil e foi o quarto mais vendido. Também da Chevrolet, o Corsa usado foi adquirido por 32,2 mil clientes no mês de julho.



Tags: Vendas, usados, Fenabrave, distribuidores, concessionárias.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência