Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 15/08/2014 | 14h05

Ford fará encontro de desenvolvedores de aplicativos

Evento em Las Vegas incentivará criação de recursos inovadores

REDAÇÃO AB

A Ford vai promover o primeiro encontro mundial de desenvolvedores de aplicativos voltado ao setor automobilístico, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte da Connected Car Expo e da Super Mobility Week, que ocorrem de 8 a 11 de setembro.

A conferência será seguida de um “hackathon”, espécie de maratona noturna de programação, em que os desenvolvedores receberão dados gerados por veículos da Ford e da cidade de Los Angeles para criar aplicativos inovadores. Os novos aplicativos poderão participar da competição Connected Car-Connected City App Pursuit, que terá o vencedor anunciado no Salão do Automóvel de Las Vegas, de 18 a 20 de novembro, com a exposição dos finalistas.

A montadora pretende atrair os desenvolvedores para que criem aplicativos inovadores, que melhorem ou redefinam o papel do automóvel dentro da vida conectada, juntando-se à equipe global de desenvolvedores da Ford para aprimorar a tecnologia AppLink. Os participantes aprenderão a criar programas embarcados para explorar as possibilidades abertas com a maior disponibilidade de dados dos veículos.

“As grandes empresas de tecnologia promovem encontros anuais para desenvolvedores, mas esta é a primeira vez que um fabricante de automóveis sedia um evento como esse", diz o chefe do Programa de Desenvolvimento da Ford, John Ellis. Logo após a conferência, os desenvolvedores serão convidados a participar do hackathon de 12 horas. Cinquenta equipes de desenvolvedores poderão competir na Ford Connected Car-Connected City App Pursuit. Além de informações do veículo Ford, os participantes terão acesso a mais de 200 conjuntos de dados divulgados recentemente pela cidade de Los Angeles para criar seus apps.

O chefe de inovação tecnológica de Los Angeles, Peter Marx, estará no evento e dará uma visão sobre as experiências da cidade usando dados sobre crimes, colisões, tráfego e métricas de mobilidade.

As equipes receberão apoio do time de desenvolvimento da Ford e, em 11 de setembro, terão seus aplicativos avaliados por um júri. Dez finalistas irão à última etapa da Pursuit e mostrarão suas criações durante o Salão de Los Angeles. O vencedor receberá vários prêmios, incluindo uma homenagem da Ford no palco do International Consumer Electronics Show 2015.

DESENVOLVEDORES NO BRASIL

O Novo Ka chega ao mercado em setembro e será o primeiro carro no Brasil que, junto ao recurso Ford Sync, vai oferecer o AppLink, sistema que permite o acesso a aplicativos do celular por comandos de voz, agregando várias funcionalidades de conexão a bordo. Para incentivar o desenvolvimento de novos aplicativos a Ford dotou o AppLink de uma plataforma aberta. Desenvolvedores brasileiros também já produziram aplicativos para ela, como 89 FM e Alpha FM, streamings de rádio pela internet.

Outros aplicativos que estarão disponíveis para o novos Ka e Ka+ (sedã) são: Glympse, de compartilhamento e localização; Tunein, com mais de 100 mil rádios on-line no mundo; Napster, com mais de 20 mil músicas disponíveis; e Let´s Park, de localização de estacionamento.



Tags: Ford, Las Vegas, aplicativos, Connected Car Expo, Super Mobility Week, hackathon, AppLink, Peter Marx.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência